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Gestão de estoque por IA pode evitar estagnação do varejo

Gestão de estoque por IA pode evitar estagnação do varejo
Foto: Freepik

A gestão de estoque por IA (inteligência artificial) pode ser a saída para evitar a estagnação no varejo, situação ameaçadora especialmente em um setor com preços controlados e margens estreitas como o farmacêutico.

Em análise exclusiva para o Panorama Farmacêutico, o consultor Leandro Ruggero afirma que a tecnologia deixou de ser diferencial para se tornar imperativa no varejo farmacêutico.

E o especialista faz alusão a um clássico refrão de uma música de Dorival Caymmi para apontar um vício comum a gestores do segmento. “Eu nasci assim, eu cresci assim…vou ser sempre assim. Vítima da síndrome de Gabriela, o empreendedor muitas vezes se acomoda com o que supostamente sempre deu certo. É uma miopia que pode ser fatal”, provoca.

Os indicadores da atividade varejista em 2024 ajudam a entender a realidade. Segundo índices como o da Stone – queda anual de 1,7% em janeiro – e Cielo (recuo de 0,5% em comparação com janeiro de 2023), o mercado encontra-se relativamente estagnado.

“O consumidor está comprando menos, apertando o cinto principalmente no que diz respeito a compra de produtos de cuidado pessoal. Por isso, o gestor tem que ser ainda mais assertivo com a gestão de seu estoque”, analisa Ruggero.

Gestão de estoque por IA permite controle efetivo de custo

Para o consultor, é aí que entra a inteligência artificial. “A IA possibilita um frescor maior ao estoque. Assim, o empreendedor compra melhor e da forma certa. Com o auxílio da tecnologia, é possível trabalhar com um estoque de dois, no máximo três meses”, explica. Mas como se adaptar a um início de ano pautado pelo surto da dengue?

Tecnologia ajuda em momentos de alta demanda

Os casos da doença no início do ano aceleraram e a demanda por certos itens, como os repelentes, cresceu de maneira inesperada. E novamente a gestão de estoque por meio de IA se mostra importante.

“Hoje em dia, tudo muda muito rápido. Por isso, se você tem o controle do seu estoque na palma da mão, consegue ter uma reação mais rápida e em cima dos movimentos”, analisa Ruggero.

O problema é que não basta atender a demanda quando ela surge, mas também a de se saber como agir quando ela arrefece. “A inteligência artificial te ajuda a entender, em um contexto de rede por exemplo, qual PDV tem uma demanda maior por um determinado produto. Assim, você pode remanejar os itens para uma loja onde a busca é mais intensa”, argumenta.

“A tecnologia te possibilita investir bem, no lugar certo, ser assertivo com os fundos que, por vezes, são escassos”, finaliza o especialista.

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