Ícone do site Panorama Farmacêutico

GP Farma traz novo modelo de gestão para farmácias regionais

GP Farma traz novo modelo de gestão para farmácias regionais
André Vanni e Afonso Morais: dupla com rica experiência no varejo farmacêutico

Redes de farmácias regionais ganham um modelo de gestão inovador e fundamentado no mercado norte-americano. A GP Farma inicia operações com a meta ousada de reunir 50 empresas até 2023 e chegar a 100% dos estados brasileiros em cinco anos.

A inspiração partiu da Good Neighbor Pharmacy, que integra 3,1 mil farmácias e tem o apoio da distribuidora AmerisourceBergen. “Queremos solidificar no Brasil o conceito do varejo administrado. Na prática, somos uma empresa que agrega múltiplas competências e atua como braço estratégico das redes, aperfeiçoando o gerenciamento de dados e a promoção de negócios”, resume André Vanni, idealizador do projeto e com 28 anos de experiência como sócio e fundador de companhias do setor.

Para fortalecer a profissionalização da GP Farma, Vanni recrutou para o cargo de CEO o executivo Afonso Morais, que exerceu posições de liderança comercial e de marketing em grupos do varejo farmacêutico. O objetivo é prospectar redes de médio porte e PDVs independentes com um bom plano de expansão. “Para a GP Farma, o perfil de atuação da farmácia é mais importante que o faturamento”, ressalta Morais.

“A concentração e consolidação do varejo farmacêutico são tendências irreversíveis, assim como a transformação no perfil de consumo e a necessidade de sortimentos e preços cada vez mais individualizados. Alternativas como centrais de compras e modelos associativos são positivas, mas cuja proposta de valor é temporária e limitada, incapaz de acompanhar esse movimento complexo”, avalia Vanni.

Gestão 360º de farmácias regionais

A GP Farma trabalhará com um modelo híbrido de remuneração, direcionando grande parte de suas receitas em acordos com a distribuição e indústria. Vale destacar que a farmácia não perderá margens ou receitas em seus negócios. Em contrapartida, as farmácias regionais terão à disposição uma suíte de soluções de diferentes consultorias – especializadas em áreas como gestão comercial e de marketing, planejamento logístico, desenvolvimento de novos negócios, assessoria jurídica, business intelligence e treinamentos a distância.

“São empresas que se distinguem por ter uma atuação sólida no mercado farmacêutico, com projetos já realizados para mais de 120 redes”, ressalta Vanni. Essa gama de parcerias viabilizou a criação de um escopo de dez serviços especializados. São eles:

Planos de expansão

A GP Farma já tem a adesão de oito redes do Distrito Federal e de Goiás, além de uma no Paraná. A expectativa é somar 20 até dezembro. “Em dois anos esperamos estar presentes em todo o Sudeste, parte do Centro-Oeste e do Nordeste. Também prevemos uma segunda onda de iniciativas que incluem a organização de eventos de negócios, missões técnicas e de uma unidade de serviços centralizados”, acrescenta Vanni.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile