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Lançamentos tornam Hypera Pharma líder da indústria farmacêutica

Lançamentos tornam Hypera Pharma líder da indústria farmacêutica
Luiz Clavis (VP de vendas e marketing), Juliana Damião (diretora jurídica), Breno Oliveira (CEO), Adalmario Couto (CFO), Tobias Henzel (head para mercado institucional) e Douglas Furlan (diretor de RI)

A indústria farmacêutica tem novo líder. Com 450 novos produtos nos últimos cinco anos e R$ 420 milhões empenhados em P&D, a Hypera Pharma apresentou a projeção de R$ 7,4 bilhões de faturamento para o ano e já celebra a primeira posição no ranking setorial. Agora, prevê reforçar a operação de medicamentos de especialidades e mira inovações como o canabidiol.

Essa receita representa exatamente um incremento de 100% em relação às vendas de 2018, quando os lançamentos movimentaram R$ 232 milhões. Após a ampliação de 128% do aporte em inovação, o faturamento com novos produtos subiu para R$ 1,54 bilhão e foi determinante para elevar em dois pontos percentuais o market share da companhia no período – hoje na casa dos 8,7%.

Os indicadores foram apresentados durante o HypeDay, evento híbrido destinado a investidores, stakeholders e players do mercado financeiro. “Conseguimos solidificar nossa estrutura de governança, por meio de medidas como a formação do conselho fiscal totalmente independente, e uma cultura calcada na diversidade de segmentos de negócios e de pessoas”, pontua o CEO Breno Oliveira.

 

20 power brands da indústria farmacêutica

Presente em 96% das farmácias brasileiras, a Hypera Pharma também dobrou de dez para 20 o volume de power brands da indústria farmacêutica desde 2018. Essa terminologia da IQVIA aplica-se às marcas que superaram R$ 100 milhões em vendas no intervalo de 12 meses até junho.

A lista inclui 15 blockbusters líderes em suas categorias, entre os quais Addera D3, Buscopan, Benegrip, Dramin, Engov, Neosaldina e Rinosoro. A Hypera Pharma detém as primeiras posições em áreas como respiratória (R$ 900 milhões), gastrointestinal (R$ 600 milhões) e antiespasmódicos (R$ 300 milhões). No segmento de dor, é a segunda colocada, mas superou a barreira de R$ 1,1 bilhão e apresenta 29% de share.

Ecossistema de startups ajuda o pequeno varejo

O investimento em inovação ganhou evidência a partir da implementação da Hypera Ventures, programa de venture capital nascido em 2020. Os primeiros recursos foram alocados para a compra da Simple Organic, marcando a estreia no mercado de cosméticos naturais. A marca contabiliza 80 SKUs em 700 farmácias, com tíquete médio de R$ 232.

“Já temos efetivamente oito startups no ecossistema, das quais cinco foram adquiridas e as outras três foram desenvolvidas internamente. Uma delas, inclusive, é uma plataforma omnichannel especializada no atendimento a farmácias regionais e independentes. Essa plataforma deve mobilizar até R$ 500 milhões em 2022, dinamizando o acesso do pequeno varejo ao nosso portfólio”, comenta o CFO Adalmario Couto.

Especialidades e canabidiol no radar

Os lançamentos recentes também alavancaram a representatividade da Hypera Pharma no mercado de prescrição. “Somos a quarta maior do país nesse segmento, sendo que há três anos sequer ocupávamos o top 10”, acrescenta Breno Oliveira.

O resultado serviu de estímulo para a composição de uma unidade de negócios exclusiva para o chamado mercado institucional, comandada por Tobias Henzel. “Temos 70 moléculas mapeadas e 30 estão em desenvolvimento, cujas prioridades serão oncologia, medicamentos biológicos e especialidades como diabetes”, destaca o executivo.

A farmacêutica prepara, ainda para 2022, quatro lançamentos na área de especialidades. Um deles é o anticoagulante Picbam, primeiro do mercado após a queda da patente. Mas a principal novidade fica por conta do produto à base de canabidiol, contendo THC na formulação e indicado para casos de epilepsia, depressão, ansiedade e dores crônicas.

Para aumentar a produção dessa classe de medicamentos, a farmacêutica erguerá uma planta em Jundiaí, no interior de São Paulo. O complexo fabril e de pesquisas receberá recursos de R$ 400 milhões. Outros R$ 400 milhões estão sendo aplicados no aumento da produção de medicamentos injetáveis em Anápolis (GO), por meio da subsidiária Brainfarma.

“Em cinco anos almejamos chegar a R$ 1,4 bilhão de faturamento nessa categoria, que cresce acima da média do canal farma e reúne produtos de maior valor agregado. É uma parcela pouco explorada por nós e em linha com o compromisso de inovação”, prevê.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

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