Ícone do site Panorama Farmacêutico

Isolamento na Índia pode afetar farmacêuticas do Brasil

 

50As medidas de isolamento social adotadas pelo governo da Índia para combater a Covid-19 poderão afetar o fornecimento de matérias-primas utilizadas por algumas indústrias farmacêuticas brasileiras. Segundo entrevista ao jornal Valor Econômico, o  presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini (foto), afirmou que o risco de desabastecimento não será imediato, pois as empresas têm estoques para, em média, quatro ou cinco meses.

Mas segundo o dirigente, algumas empresas estão enfrentando problemas no embarque de insumos e princípios ativos e alguns produtos podem faltar no mercado em longo prazo, caso a situação não se estabilize nos próximos meses.

A Biolab, por exemplo, teve embarques cancelados de insumos para um medicamento após a decisão. Cerca de 50% dos insumos são da Índia, segundo o presidente, Cleiton de Castro Marques. A empresa havia contratado o embarque de dez toneladas, que agora não vão chegar.

Segundo ele, esse insumo é usado em um medicamento que está dentro do programa Farmácia Popular e o estoque do insumo dura mais dez dias. “No entanto, temos estoques do medicamento pronto e isso para 60 dias. Não haverá desabastecimento no curto prazo.”

Na Cellera Farma, 70% dos insumos usados na produção vêm da Índia. De acordo com o presidente da companhia, até o meio deste ano, os embarques desses insumos estão confirmados, mas “há dificuldades logísticas dentro do país.”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/12/industria-cobra-menos-burocracia-da-anvisa-em-funcao-do-coronavirus/

Sair da versão mobile