Ícone do site Panorama Farmacêutico

Porto Seco quer ser hub logístico líder no canal farma

Porto Seco quer ser hub logístico líder no canal farma

Com a meta de ser o principal hub logístico do canal farma brasileiro, a Porto Seco Sul de Minas está em um vigoroso projeto de expansão estrutural, na contramão do atual cenário do mercado de galpões.

O grupo com know-how de 50 anos, estrutura de ponta e localização estratégica em Varginha, no Sul de Minas, já atraiu dezenas de empresas do setor, devem movimentar mais de R$ 15 bilhões no local em 2024.

O complexo, que já disponibilizava uma área de 120 mil m², inaugurou neste mês um novo galpão logístico de 84 mil m². O espaço tem como foco a indústria farmacêutica e de higiene e beleza, fornecedores de matéria-prima, além de distribuidoras de medicamentos. Além disso, o condomínio conta com o diferencial de ter um recinto alfandegado, proporcionando um ecossistema completo para o canal farma.

A primeira fase do empreendimento de 120 mil m² foi concluída em 2017, ano em que a Eurofarma e a Momenta se tornaram as primeiras indústrias farmacêuticas a se fixarem no local. A partir de então, instalaram-se no condomínio laboratórios como Libbs, Cellera e Arese, além do Grupo Boticário e das distribuidoras Panpharma e SantaCruz.

Breno Paiva, diretor do hub logístico

“Nossa área total construída chega a 200 mil m². Temos pleno potencial de crescimento, especialmente junto a um mercado que avança à taxa de dois dígitos”, ressalta o diretor Breno Paiva.

Sob administração da Armazéns Gerais Agrícola Ltda., a Porto Seco Sul de Minas foi a primeira estação aduaneira do interior a entrar em funcionamento no Brasil. Acumula cinco décadas de experiência na prestação de serviços de armazenagem e movimentação de cargas gerais e há mais de 30 anos atua como terminal alfandegado. O grupo atua ainda como operador logístico e está instalado em um condomínio industrial e logístico desde 2009, ao lado do Aeroporto de Varginha.

Porto Seco tornou-se um vetor de desenvolvimento de Varginha

Hub logístico tem localização como trunfo

O hub logístico, baseado na BR 491 e próximo à Rodovia Fernão Dias, enxerga Varginha como trunfo para atrair o setor farmacêutico. O município vive um momento pujante na atração de investimentos privados, tendo recebido pelo menos 20 empresas de médio e grande porte nos últimos dois anos. “E Porto Seco se credenciou como vetor de desenvolvimento da região”, enfatiza Paiva.

A um raio de 400 km da cidade está concentrado 65% do PIB nacional. O sul de Minas está equidistante dos mais relevantes polos produtivos e de consumo do país, abrangendo centros como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Garante fácil deslocamento aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, além dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Sepetiba.

“A facilidade de acesso à mão de obra é outro diferencial, não só pela população de 800 mil habitantes no eixo de 60 km onde estamos instalados. Varginha também conta com instituições de excelência no ensino superior e técnico, com especializações direcionadas para o mercado de trabalho”, complementa o executivo.

Porto Seco tem certificação da Anvisa e Receita Federal

O terminal alfandegado do hub logístico tem um espaço coberto de armazenagem de 44 mil m², que se soma a 45 mil m² de pátio para movimentação de cargas e depósito de contêineres. Porto Seco dispõe de armazéns climatizados para acondicionamento das mercadorias.

O recinto detém certificação da Anvisa para atuar com medicamentos, inclusive controlados, insumos farmacêuticos, correlatos, cosméticos e suplementos alimentares. Desde 2019 é certificado pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA). A empresa tem ainda os selos ISO 9001:2015, que afere a padronização e o monitoramento dos processos; e a ISO 45001:2018, relativa à gestão de saúde e segurança no ambiente profissional.

O condomínio mantém cerca de 1.500 colaboradores dedicados para atendimento às operações das empresas instaladas. “Até o fim do ano esse contingente deve aumentar para 2 mil profissionais, o que ajudará a absorver a expansão estrutural e o aumento da demanda”, reforça Paiva.

As farmacêuticas e distribuidoras interessadas em se instalar em Varginha podem consultar a Porto Seco pelo telefone 35/3219-1215 ou pelo e-mail comercial@portosecosuldeminas.com.br.

Sair da versão mobile