Ícone do site Panorama Farmacêutico

Quais são os tipos de Cicatrizes

Uma das grandes preocupações dos pacientes, a cicatriz, é o resultado de fatores intrínsecos ao organismo do paciente e qualidade técnica do cirurgião

Como vai ser a minha cicatriz depois da cirurgia plástica? Este é um dos grandes questionamentos que o paciente tem ao decidir realizar um procedimento. Primeiro é preciso saber que as cicatrizes são  condições inerentes a qualquer ferida no corpo humano. Ela pode ser definitivamente, pouco ou não visível. Pode ser excelente, boa, aceitável, ruim, péssima ou quelóide.

É preciso saber que toda cirurgia é igual a uma cicatriz. Seu tamanho é compatível com o tamanho que se faz necessário à incisão. O aspecto da cicatriz depende de fatores intrínsecos de cada paciente, como idade, e também da técnica do profissional que executa a cirurgia. A boa notícia é que a maioria dos pacientes tem cicatriz excelente, boa ou aceitável.

Para o organismo, quanto mais robusta é a cicatriz, melhor, porque ele entende que o local não vai abrir novamente. Do ponto de vista estético, a cicatriz mais desejável é aquela tênue, com pouca força na sua reparação, sendo assim, muito pouco perceptível. Mas nem sempre a resposta do organismo do paciente proporciona este resultado.

O papel do cirurgião plástico na cicatrização

O cirurgião vai gerar uma ferida no local da cirurgia, ou seja, vai incisar (cortar) a pele e todos os tecidos subjacentes. Depois ele precisa fazer a síntese, fechar da melhor maneira possível para que ela tenha o melhor resultado cicatricial, a cicatriz mais tênue, menos perceptível e esteticamente aceitável. Para fazer isso, o fator técnico do profissional é fundamental. Procure sempre profissionais experientes e confiáveis.
O organismo do paciente

Se o cirurgião tem a melhor técnica, o melhor material, os melhores instrumentos para fazer a síntese da cirurgia, mas o organismo do paciente não responde bem para a melhor cicatrização, a cicatriz pode não ter o melhor resultado. Nesta situação, não há controle.

O processo cicatricial tem fases: nasce, cresce, amadurece e estabiliza. Normalmente, espera-se que uma cicatriz comece a amadurecer entre dois e quatro meses após a cirurgia. Mas para alguns tipos de cicatriz, este processo dura até dois anos. Cada pessoa tem seu próprio processo cicatricial. As cicatrizes podem ser:

Então, como vai ficar minha cicatriz?

Existe alguns princípios que os médicos trazem ao paciente: não há como prever exatamente como vai ficar a sua cicatriz. Primeiro porque depende de fator genético particular de cada paciente. Depende também da espessura da derme da área implicada e de outros fatores já relatados em cicatrizes patológicas (todas as cicatrizes não normotróficas). Outro princípio é procurar, no corpo do paciente, pelo menos três cicatrizes. Este histórico nos traz uma amostra de como provavelmente será o resultado cicatricial de cada um.

Fonte: Edmilson Lúcio

Sair da versão mobile