Ícone do site Panorama Farmacêutico

Rede Economize busca farmácias para conversão de bandeira

Rede Economize busca farmácias para conversão de bandeira
Leandro Didoné, gerente comercial de expansão

A Rede Economize investe no modelo de licenciamento de marca para farmácias independentes dispostas a expandir operações e ampliar sua competitividade.

Com presença em 11 estados brasileiros, a empresa já soma R$ 360 milhões de faturamento neste ano e almeja dobrar de tamanho. “Esse desempenho nos posiciona no privilegiado ranking de 50 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional”, ressalta o presidente Rodolfo Jaquinta. A receita do ano passado foi de R$ 215 milhões.

O grupo administra 110 lojas das bandeiras Farmácia Economize e Drogarias Farmarela. Destaca-se também por atuar em todas as regiões do país – além do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), conta com unidades no Norte (Acre, Amazonas, Pará e Rondônia), Nordeste (Paraíba e Pernambuco), Sudeste (São Paulo) e Sul (Paraná).

O presidente Rodolfo Jaquinta: empresa almeja dobrar de tamanho

No início a proposta era oferecer preços acessíveis, com um mix que priorizava ofertas e promoções. Em 2018 a Economize abriu a quinta farmácia, mas já com um conceito totalmente diferente. O PDV abriga estacionamento, corredores amplos e iluminados formando um ambiente mais convidativo.

“Fizemos um rebranding em nossa marca, com a proposta de valorizar a experiência visual do cliente no ponto de venda, mas sem deixar de lado o foco em promoções e descontos”, relembra Leandro Didoné, gerente comercial de expansão.

Rede Economize teve assédio de investidores

Segundo o executivo, foi nessa época que a Rede Economize começou a detectar o assédio de investidores, por acharem que se tratava de uma franquia devido ao crescimento rápido em um curto espaço de tempo. “Foi quando passamos a oferecer a outros donos de farmácia a oportunidade de ter acesso ao nosso modelo de negócio por meio da conversão de bandeira. E só aí já vendemos 24 unidades”, explica Jaquinta.

O aporte para quem deseja licenciar a marca da Farmácia Economize tem valor inicial de R$ 250 mil para uma loja de 70 m², com previsão de retorno em 24 meses e faturamento mensal médio de R$ 350 mil. Já a Drogarias Farmarela propõe uma opção de entrada mais flexível.

A licenciadora é responsável por todos os trâmites do processo, desde a escolha do ponto, avaliação comercial, padronização de layout, fidelização, mentoria e ações de marketing. Além disso, mantém sólidas parcerias com as principais distribuidoras e indústrias farmacêuticas do país.

Licenciadora responde por todos os trâmites da conversão, desde a escolha do ponto

Rede Economize aposta em feiras de negócios

A Rede Economize passou também a apostar em feiras de negócios como estratégia para movimentar as operações e fixar sua marca. Em julho, o primeiro evento do gênero mobilizou 25 expositores, entre indústrias e distribuidoras, e 75 CNPJs de licenciados. “Em um dia movimentamos R$ 12 milhões”, comemora Jaquinta.

Outro diferencial competitivo do grupo é o segmento de marca própria. São nove linhas divididas em mais de 60 SKUs, entre nutracêuticos, suplementos e dermocosméticos. “Trata-se de um mix que atualmente representa 7,5% do nosso faturamento total. A meta é chegar a 10% com a ampliação de categorias”, finaliza o presidente.

Os empreendedores interessados em unir forças com a Rede Economize podem contatá-la pelo e-mail comercial@redeeconomize.com, pelo WhatsApp 66/9698-7771, pelo site redeeconomize.com e pelo Instagram @redeeconomizeoficial.

REDE ECONOMIZE

Bandeiras: Farmácia Economize e Drogarias Farmarela
Faturamento: R$ 360 milhões
Número de lojas: 110
Presença geográfica: 11 estados do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), do Norte (Acre, Amazonas, Pará e Rondônia), Nordeste (Paraíba e Pernambuco), Sudeste (São Paulo) e Sul (Paraná)

Sair da versão mobile