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Sebrae registra 29 mil novas farmácias no Brasil em três anos

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Sebrae registra 29 mil novas farmácias no Brasil em três anos

Portas abertas para o crescimento do varejo farmacêutico nacional. Em três anos, o Sebrae registrou a abertura de mais de 29 mil farmácias no Brasil. E as micro e pequenas empresas responderam por 85% dos novos PDVs.

Atualmente, o país abriga 191.689 farmácias e drogarias. Esse total leva em consideração filiais de grandes, médias e pequenas redes, estabelecimentos independentes, franquias, mercado magistral e também farmácias públicas e comunitárias.

A pandemia ampliou o protagonismo do setor como canal de atenção primária e serviu de motor para a expansão de lojas. Em 2021, por exemplo, o volume de inaugurações somou 12.758, o maior número dos últimos dez anos. O ritmo foi menor em 2022, mas mesmo assim, 6 mil farmácias abriram as portas.

Abertura de farmácias no Brasil

Microempresas dominam abertura de farmácias no Brasil

Ainda segundo o levantamento do Sebrae, mais de sete entre cada dez lojas abertas nos últimos três anos estão enquadradas como microempresas (ME) ou no regime de microempreendedor individual (MEI) – 21.619 ao todo. Outros 4.088 PDVs são empresas de pequeno porte (EPPs), o equivalente a 14%; e 3.612 são filiais de médias e grandes redes (MGE), representando 12%. Nesse período, praticamente não nasceu nenhuma farmácia pública ou sem fins lucrativos (GOV ou SFL).

Novas farmácias no Brasil desde 2020 por natureza jurídica (em mil e %)

Novas farmácias no Brasil desde 2020 por natureza jurídica (em mil e %)

Porte Aberturas 2020 Aberturas 2021 Aberturas 2022 %
ME 7.954 9.273 4.392 72%
EPP 1.460 1.736 892 13%
MGE 1.275 1.642 695 12%
MEI 130 100 16 0,007%
SFL 5 7 5 0,001%
GOV 0 0 0 0%

Fonte: Sebrae

Das farmácias hoje existentes no país, 88% são micro e pequenas empresas. Para o consultor Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, o movimento de migração do consumo dos grandes centros empresariais para as lojas de bairro durante a pandemia ajuda a explicar esse cenário. Mas também reflete um cenário estrutural do varejo brasileiro, muito calcado no regionalismo.

“Como cerca de 200 municípios do país concentram em torno de 80% do consumo nacional, a tendência é que as grandes redes foquem seus esforços nessas cidades e enfrentem mais dificuldades para ampliar sua capilaridade”, avalia. O consultor ainda lembra que o canal farma foi um dos últimos segmentos do varejo a ter redes efetivamente nacionais. “Em paralelo, o associativismo despontou como contraponto às grandes, criando uma categoria promissora”, acrescenta.

Raio-X das farmácias no Brasil por região

A distribuição de farmácias no Brasil por região também reforça a capilaridade do setor. O Sudeste concentra 36% dos estabelecimentos (68.951), dos quais 47% estão baseados no estado de São Paulo. O Nordeste conta com 55.293 PDVs, 29% do total.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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