Ícone do site Panorama Farmacêutico

União Química acusa Anvisa de boicotar vacina

União Química acusa Anvisa de barrar vacina por interesse políticoA manhã de quinta-feira, dia 18, começou quente na redação do Panorama Farmacêutico. O portal teve acesso a um áudio raivoso de Fernando Marques, presidente da União Química, contra a Anvisa (confira abaixo na íntegra). Na mensagem, que teria sido enviada ao presidente Jair Bolsonaro, o empresário acusa a agência de barrar a liberação da vacina russa Sputnik V no Brasil por interesses políticos.

https://panoramafarmaceutico.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Audio-Uniao-Quimica-1.ogg?_=1

Na versão de Marques, a autarquia estaria atuando com a intenção de beneficiar o governador de São Paulo João Doria (PSDB), por meio do Instituto Butantan; e ainda o PT e o PCdoB, que teriam “na mão” a Fiocruz, responsável pela produção do imunizante da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. “E, porra, não tem vacina, o povo tá morrendo”, afirmou.

Procurada pela redação, a farmacêutica confirmou a veracidade do áudio, mas negou que ele tivesse sido encaminhado ao presidente e ressaltou que a fala foi feita em um momento de “desespero” e em tom de desabafo. Segundo a companhia, a mensagem foi enviada originalmente ao empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. Mas fontes cravam que chegou também a Bolsonaro.

Na gravação, Marques alega que solicitou à Anvisa a autorização para uso emergencial da vacina no dia 14 de janeiro e afirma ter a comprovação eletrônica do pedido. Mas a agência teria ignorado a farmacêutica e suspendido a análise. O empresário ainda diz que teria sido humilhado em uma reunião com o presidente da autarquia, Antônio Barra Torres.

A Anvisa, porém, informa que a União Química ainda não entregou os dados necessários sobre o imunizante, após reunião realizada na última quarta-feira, dia 17. Um novo encontro deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 22. De acordo com o órgão, “estão pendentes dados essenciais para a análise, que estão sendo discutidos entre as partes”.

A agência observou que orienta a submissão do pedido de uso da vacina apenas quando forem apresentadas informações sobre a população-alvo, características do produto, os resultados dos estudos pré-clínicos e clínicos e a totalidade das evidências científicas disponíveis.

Atuação política

O histórico de Fernando Marques revela uma atuação estreita com o mundo político. O empresário tentou sem sucesso uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, em 2018. Na época, ele estava afiliado ao Solidariedade, do deputado Paulinho da Força, e declarou R$ 667 milhões em bens – maior valor entre os candidatos nas últimas eleições. Foi também um dos maiores doadores, ao destinar R$ 7,1 milhões para 14 políticos – incluindo ele próprio e João Doria. Outro que recebeu seu apoio foi o então deputado Rogério Rosso (PSD), que hoje ocupa uma das diretorias da indústria farmacêutica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Sair da versão mobile