Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

União Química acusa Anvisa de boicotar vacina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

União Química acusa Anvisa de barrar vacina por interesse políticoA manhã de quinta-feira, dia 18, começou quente na redação do Panorama Farmacêutico. O portal teve acesso a um áudio raivoso de Fernando Marques, presidente da União Química, contra a Anvisa (confira abaixo na íntegra). Na mensagem, que teria sido enviada ao presidente Jair Bolsonaro, o empresário acusa a agência de barrar a liberação da vacina russa Sputnik V no Brasil por interesses políticos.

Na versão de Marques, a autarquia estaria atuando com a intenção de beneficiar o governador de São Paulo João Doria (PSDB), por meio do Instituto Butantan; e ainda o PT e o PCdoB, que teriam “na mão” a Fiocruz, responsável pela produção do imunizante da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. “E, porra, não tem vacina, o povo tá morrendo”, afirmou.

Procurada pela redação, a farmacêutica confirmou a veracidade do áudio, mas negou que ele tivesse sido encaminhado ao presidente e ressaltou que a fala foi feita em um momento de “desespero” e em tom de desabafo. Segundo a companhia, a mensagem foi enviada originalmente ao empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. Mas fontes cravam que chegou também a Bolsonaro.

Na gravação, Marques alega que solicitou à Anvisa a autorização para uso emergencial da vacina no dia 14 de janeiro e afirma ter a comprovação eletrônica do pedido. Mas a agência teria ignorado a farmacêutica e suspendido a análise. O empresário ainda diz que teria sido humilhado em uma reunião com o presidente da autarquia, Antônio Barra Torres.

A Anvisa, porém, informa que a União Química ainda não entregou os dados necessários sobre o imunizante, após reunião realizada na última quarta-feira, dia 17. Um novo encontro deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 22. De acordo com o órgão, “estão pendentes dados essenciais para a análise, que estão sendo discutidos entre as partes”.

A agência observou que orienta a submissão do pedido de uso da vacina apenas quando forem apresentadas informações sobre a população-alvo, características do produto, os resultados dos estudos pré-clínicos e clínicos e a totalidade das evidências científicas disponíveis.

Atuação política

O histórico de Fernando Marques revela uma atuação estreita com o mundo político. O empresário tentou sem sucesso uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, em 2018. Na época, ele estava afiliado ao Solidariedade, do deputado Paulinho da Força, e declarou R$ 667 milhões em bens – maior valor entre os candidatos nas últimas eleições. Foi também um dos maiores doadores, ao destinar R$ 7,1 milhões para 14 políticos – incluindo ele próprio e João Doria. Outro que recebeu seu apoio foi o então deputado Rogério Rosso (PSD), que hoje ocupa uma das diretorias da indústria farmacêutica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress