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Wama cria programa para desenvolver serviços clínicos nas farmácias

Wama cria programa para desenvolver serviços clínicos nas farmácias

Especializada na produção de kits e reagentes para testes laboratoriais, a Wama Diagnóstica anuncia um programa inédito para desenvolver os serviços clínicos nas farmácias brasileiras. E logo no primeiro mês de operações, mais de 5 mil PDVs já deverão aderir ao Wama Clinic.

A iniciativa está alinhada com o objetivo da companhia de pulverizar negócios junto ao canal privado. Hoje, seus principais clientes são hospitais, clínicas de diagnóstico e a rede pública. “Queremos ser o principal parceiro estratégico do setor na sua jornada para se consolidar como um hub de saúde e atenção primária”, enfatiza o CEO Felipe Maricondi.

O Wama Clinic conjuga gestão de negócios com suporte especializado, análise de dados, protocolos clínicos e laudagem, além de treinamentos tanto para gestores como para farmacêuticos. Para a concepção do projeto, a empresa recrutou a enter/Varejo, consultoria atuante nas áreas comercial, de trade marketing e gerenciamento de categorias.

“As farmácias terão à disposição um completo programa de inteligência de negócios, análise e compartilhamento de informações, que respaldarão a tomada de decisões e o monitoramento de resultados dos serviços clínicos”, ressalta Paulo Gomes, CEO da consultoria.

Quatro grandes redes do varejo farmacêutico já definiram a adesão ao Wama Clinic e outras oito estão em negociações avançadas, assim como 19 empresas ligadas ao associativismo. A meta é estar presente em 100% das redes que integram a Abrafarma e a Assifarma, além de boa parte das farmácias associativistas vinculadas à Abrafad e Febrafar. “Mas entendemos que qualquer um dos quase 90 mil PDVs existentes no país são contratantes potenciais do Wama Clinic”, acredita Gomes. A empresa também fechou contrato com quatro distribuidoras regionais vinculadas à Abradilan.

Análise e estruturação dos serviços clínicos nas farmácias

O programa foi projetado em seis módulos sequenciais. O primeiro deles é voltado à inteligência de negócios, com foco na análise do modelo de gestão da farmácia e de seus concorrentes, a partir de indicadores e estudos customizados que serão concedidos pela IQVIA. A segunda etapa consiste em uma radiografia dos serviços clínicos no Brasil e em outros mercados.

Já no terceiro módulo, as farmácias poderão ter uma avaliação mais minuciosa sobre o sortimento, a estrutura física e as exigências legais e regulatórias necessárias para estrear ou alavancar a operação de serviços clínicos. A quarta fase envolve a plataforma Clinicarx, que apoia o varejista com organização de processos e atendimento.

Em seguida, os gestores receberão orientações para identificar o perfil do shopper e a jornada de compra do paciente. Por fim, será promovido um curso com 16 aulas práticas, de até dez minutos cada, com professores da Retail Farma Brasil. “Os serviços tendem a se tornar uma nova categoria estratégica para o varejo, a exemplo do que aconteceu com os dermocosméticos. E vamos empoderar líderes e farmacêuticos para que o setor alcance um novo patamar  no relacionamento com seus clientes”, prevê Felipe Maricondi.

Excelência nacional e também no Exterior

Empresa familiar comandada atualmente pela segunda geração, a Wama nasceu em 1991 como uma das verticais de negócios do Grupo Maricondi, com mais de 75 anos de atuação na área de diagnóstico. Produz testes imunológicos e para identificação de doenças como dengue, influenza, zika, chikungunya, hepatite, HIV e sífilis. É a única no país a deter tecnologia para a fabricação dos testes de tiras de urina.

Com a eclosão da pandemia, diversificou sua atuação ao produzir e comercializar mais de 12 milhões de testes e autotestes da Covid-19 entre 2020 e 2022. No primeiro trimestre deste ano, a demanda aumentou 240% em comparação com o mesmo período de 2021. Hoje, está entre as top 5 na fabricação de testes de coronavírus, disputando um concorrido mercado que inclui multinacionais como Abbott e Roche.

Com fábrica em São Carlos, no interior de São Paulo, a companhia mantém um centro de pesquisa na Suíça, cuja missão é desenvolver produtos inovadores para diagnóstico clínico-laboratorial. Além disso, tornou-se a única fabricante brasileira aprovada a receber transferência de tecnologia para fabricação dos testes de COVID AG para América Latina, sendo selecionada entre 125 indústrias de 25 países em um programa da Unitaid, agência vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e da aliança global para diagnósticos Find.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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