Apesar de cada medicamento ter um intervalo específico para ser ingerido, é importante estudar bem o relógio para não ter o dissabor de acordar no meio da madrugada. Nesse texto, vamos inserir algumas sugestões para fazer seu tratamento da maneira mais cômoda e eficaz possível sabendo qual o melhor horário para tomar remédio.
Veja o
o conteúdo a seguir
Cada medicamento age de uma maneira diferente dentro do organismo e é igualmente metabolizado de uma maneira distinta. Por isso não há uma melhor hora para tomar o remédio, visto que cada um possui sua particularidade. Sempre dê preferência para aqueles horários que não interferirão nos sagrados períodos de sono. Afinal, um organismo bem descansado está muito mais propenso a se recuperar de uma doença. Mas, como você verá abaixo, nem sempre será possível.
De acordo com a bula do medicamento, o médico ou farmacêutico poderá orientar o paciente sobre o melhor momento para tomar o remédio. Essa hora pode variar de acordo com o fármaco. Alguns, devem ser ingeridos logo pela manhã em jejum, outros funcionam melhor se na sequência das refeições. Por isso, o acompanhamento de um profissional da saúde é indispensável.
Esse será o cenário mais incômodo para determinar a melhor hora para tomar o remédio, pois você terá que, invariavelmente, interromper seu sono para ingerir a medicação. Ao todo, você tomará o fármaco seis vezes ao dia. Uma sugestão de horário para minimizar os impactos seria tomar a primeira dose às 6h, a segunda às 10h, terceira às 14h, quarta às 18h, quinta às 22h e a sexta às 2h. Outras opções de horário são: - 1h, 5h, 9h, 13h, 17h e 21h - 3h, 7h, 11h, 15h, 19h e 23h
Os tratamentos com dois comprimidos aos dias são dos mais simples de se organizar. Olhando sua rotina, será fácil determinar qual a melhor hora para tomar o remédio desta maneira. Outras opções de horário são: - 6h e 18h - 8h e 20h - 9h e 21h - 10h e 22h - 11h e 23h A “dupla” que melhor se encaixe a sua rotina é a ideal.