Ícone do site Panorama Farmacêutico

Workshop ressalta a farmácia como hub de saúde

Workshop ressalta reinvenção da farmácia como hub de saúde

A nova farmácia como plataforma de cuidados de saúde e bem-estar foi o tema do Workshop Retail Farma Brasil, realizado na última quarta-feira, dia 21. O evento discutiu abordagens que o varejista do canal farma deve adotar em relação a serviços de saúde, em uma nova jornada de compra pós-pandemia com o consumidor no centro das ações.

“As marcas precisam entender que as experiências de compra são mais amplas e só assim irão inovar”, pontuou Rogério Lima, professor da ESPM e VP de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.

Saúde e bem-estar no varejo pós-Covid

Amar Singh, diretor sênior da Kantar Consulting, elencou alguns insights sobre o comportamento das marcas e dos consumidores no mercado global de bem-estar, que já movimenta US$ 4,5 trilhões anualmente.

Ações para o varejista adotar

Como inovar em meio à burocracia?

Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, também foi um dos palestrantes e levantou um importante questionamento. O dirigente ressaltou que a perpetuação desse novo papel da farmácia como plataforma de cuidados de saúde e bem-estar não depende só da boa vontade do empresário e da indústria. Os governos também têm uma função preponderante.

“A pandemia escancarou o nível de fricção burocrática existente no mercado. Foi necessária uma emergência mundial de saúde para todos se darem conta de que não é mais aceitável exigir do paciente que os medicamentos da Farmácia Popular sejam retirados a cada 30 dias, que ele não possa receber um medicamento controlado em casa ou um médico não consiga emitir uma prescrição digital”, exemplifica.

Para Barreto, o desafio para o varejo farmacêutico na pós-pandemia é se engajar para cobrar essas mudanças na área regulatória. “A Lei 13.021, de 2014; e a RDC 44, de 2009, estão muito defasadas. É fundamental que as autoridades entendam que fazemos parte de um ecossistema muito maior, que essa jornada conta agora com um elemento digital e uma omnicanalidade inserida”, finaliza.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/elfa-cria-plataforma-para-integrar-farmaceuticas-e-planos-de-saude/

Sair da versão mobile