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Elfa cria app para integrar farmacêuticas e planos

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Elfa A criação de uma central de inteligência de dados é a aposta da Elfa para reforçar os vínculos entre a indústria farmacêutica, a saúde suplementar e os pacientes. O objetivo da companhia, controlada por fundos geridos pelo Patria Investimentos, é atuar como uma one stop shop na distribuição de medicamentos de especialidades.

O grupo mantém acordos comerciais com mais de 250 laboratórios e 700 operadoras de planos que cobrem em torno de 50 milhões de vidas. Juntos, esses segmentos respondem por 85% do volume de negócios. Os demais 15% provêm da rede pública. “No entanto, estamos diante de um mercado muito fragmentado, ainda carente de estratégias para integrar todo o ecossistema que move a cadeia de saúde”, argumenta o diretor geral Andrés Cima.

Foi esse contexto que levou ao desenvolvimento da Elfa Care, aplicativo voltado à gestão de pacientes oncológicos que consomem medicamentos de uso contínuo e estão em tratamento domiciliar. A partir do envio da prescrição digital, o programa processa em tempo real os reembolsos e coberturas dos medicamentos, de acordo com o rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com isso, viabiliza a entrega dos remédios na casa do usuário.

Por meio de ferramentas de business intelligence e de uma central de suporte, os pacientes ainda contam com assistência farmacêutica 24 horas, para esclarecer dúvidas sobre a terapia e a interação medicamentosa. A plataforma funciona como uma extensão dos programas de suporte a pacientes (PSPs) da indústria farmacêutica, além de permitir que as operadoras tenham acesso pleno e imediato aos tratamentos de seus beneficiários. “Os planos ganham subsídios para entender o comportamento de seus clientes, o que reduz riscos de sinistralidades. E as farmacêuticas, por sua vez, alcançam mais efetividade na adesão aos PSPs”, acredita.

Pesquisas clínicas

Como parte dessa estratégia, a Elfa concluiu a compra do Grupo DRS, especializado em serviços logísticos complexos para pesquisas clínicas. O valor da aquisição foi de R$ 58,6 milhões. A operação marca a entrada do grupo nesse segmento.

“Esperamos contribuir para que a indústria farmacêutica acelere a pesquisa de novos medicamentos e o gerenciamento logístico desse processo, facilitando interações com os pacientes que não requerem contato físico. O Brasil possui características atraentes para o desenvolvimento de fármacos, com a sexta maior população do mundo, grande diversidade genética e rigorosa regulação sanitária”, ressalta o CEO José Antonio Vieira.

GRUPO ELFA

Fundação: 1989
Receita líquida: R$ 2,8 bilhões em 2020
Lucro bruto: R$ 341,9 milhões
Ebitda: R$ 118,8 milhões
Marcas: 15 ao todo – Agilfarma, BioHosp, Cirúrgica Jaw, Cristal Pharma, Dupatri, Elfa Medicamentos, Fenergy, Grupo CDM, Grupo DRS, Majela Medicamentos, Medcom, Medcom Drogaria Delivery, OncoRio, Prescrita Medicamentos, Surya Dental
Rede logística: 35 centros de distribuição, com cobertura que abrange 9 mil rotas
Clientes: 7 mil hospitais, 250 mil clínicas e 700 planos de saúde que cobrem 50 milhões de vidas

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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