A ACG Brasil, único fornecedor mundial de soluções de fabricação integradas para a indústria farmacêutica, já cresceu 60% em 2020 e está expandindo as exportações para novos mercados. Hoje, 50% da produção é voltada para o setor farmacêutico brasileiro e a companhia mira alcançar 70% de suas vendas no mercado doméstico com novos clientes de outros setores como a área Gráfica e TermoFormagem. A ACG atende todo o mercado da América Latina e em 2021 planeja atingir também a América do Norte.
Parte do crescimento da companhia este ano está ligado ao aumento da busca por medicamentos por conta da pandemia da Covid-19, que impulsionou a demanda por embalagens em 20%, registrando, assim, um aumento total na produção mensal de 60%. Com isso, a ACG bateu o marco de produção de 800 toneladas/mês, mas já possui hoje capacidade e estrutura necessárias para alcançar uma produção de mil toneladas/mês. Atualmente a fábrica funciona de segunda a sábado, mas tem capacidade para aumentar a produção.
A unidade fabril está localizada no município de Cotia (SP), possui 13 mil metros de área construída e é primeira fábrica de embalagens primárias da ACG World fora da Índia. A indústria oferece produtos de alta qualidade para o mercado, com embalagens de alta barreira, que protegem contra o oxigênio e umidade e garantem a proteção do princípio ativo e a eficácia do produto farmacêutico, oferecendo aos clientes maior rendimento com mínimo desperdício.
Entre os diferenciais dos produtos do Grupo ACG, está a tecnologia que permite combater um grande vilão no segmento de medicamentos: as falsificações. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos primeiros meses de 2020 houve um aumento de falsificações de medicamentos, especialmente os que são utilizados para o tratamento de hepatite C, vacina para a gripe e remédios para distúrbio do crescimento, obesidade e diabetes. Essa solução é chamada de Brandshield, um filme de embalagens anti-falsificação, que garante a segurança para os fabricantes de medicamentos e proteção para os usuários da medicação.
“A embalagem é um componente importante para o produto, pois garante funcionalidade e proteção aos medicamentos, colaborando para que ele cumpra o seu papel, garantindo a durabilidade e benefícios. Nós investimos constantemente em pesquisas e tecnologias para que possamos apresentar ao mercado farmacêutico embalagens que atendam a todas as demandas”, comenta Daniel Aymard, CEO da ACG Brasil.
No portfólio da companhia, ainda estão produtos como folhas de alumínio; filmes para diversas embalagens, como chuveiros e alimentos; placas para o segmento gráfico (print) que são usadas em tecnologias de cartões bancários.
No Brasil, a ACG possui outra unidade fabril, localizada em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais (MG), que foi inaugurada no último ano, quando a companhia investiu em torno de 350 milhões de reais na construção e em maquinários de última geração para chegar a fábrica mais moderna e tecnológica da América Latina, o que posicionou a ACG do Brasil como a maior empresa do setor no continente. A unidade, que conta com tecnologia indiana e inteligência de mercado brasileira, é destinada à fabricação de cápsulas para os segmentos farmacêutico, nutracêutico e alimentício, sendo a única empresa do mercado nacional que produz cápsulas duras para preenchimento líquido.
“Mesmo em um ano desafiador, conseguimos manter o ritmo de crescimento e seguimos otimistas com as projeções para 2021. Temos como meta iniciar o projeto Packing School, programa de educação que visa treinar os clientes da ACG a fabricarem os blisters de medicamentos. E também investir em novas tecnologias, como Super B, polímero que fornece maior valor agregado as embalagens e que ajuda na proteção e evita a falsificação de medicamentos, tornando o nosso portfólio de produtos e soluções ainda mais otimizado”, finaliza Aymard.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/15/profarma-specialty-busca-ampliacao-nas-regioes-norte-nordeste-e-sul/