Ícone do site Panorama Farmacêutico

Anvisa regulamenta alisamentos capilares

https://panoramafarmaceutico.com.br/wp-content/uploads/2019/05/PROGRESSIVA-LEGISLAÇÃO_SIMONE-LEMOS-2-1.mp3?_=1

Os alisamentos alcalinos, utilizados em cabelos afro, já seguem regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há muito tempo. No entanto, a escova progressiva, que usa ácidos para conseguir manter os cabelos lisos, até então fora da regulamentação, agora é considerada um alisamento. As novas regras, que estão em discussão, pretendem definir o grau de acidez dos produtos utilizados.

Quanto menor o PH da química para os alisamentos, maior o dano ao fio capilar. Por esse motivo, quando é feita uma progressiva no cabelo, ele fica com um aspecto bonito, brilhante, mas, na verdade, o fio fica “plastificado”, rígido, diz a professora Maria Valéria Robles Velasco, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Ela explicou que o método é irreversível e muda a estrutura capilar. Isso pode ser notado na mudança de tom do cabelo pelo uso de substâncias oxidantes. Além disso, se a progressiva for feita constantemente, em curtos intervalos de tempo entre uma e outra, o fio fica quebradiço.

Fonte: Folha – PA

Veja também:

https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/22/cantora-vai-ter-de-cortar-cabelo-diz-dermatologista/

Sair da versão mobile