Ícone do site Panorama Farmacêutico

Como usar o geomarketing para maximizar margens de lucro

geomarketing

Com margens de lucro pressionadas, o varejo farmacêutico pode encontrar no geomarketing o caminho para captar o cliente certo com menor dispêndio de recursos possível.

Não por acaso as ferramentas de localização vem sendo determinantes para mapear com clareza o perfil do consumidor-alvo das empresas do varejo. Em 2023, esse mercado movimentou globalmente US$ 14,35 bilhões, segundo análise da Mordor Intelligence.

“Ao integrar dados demográficos, comportamentais e de localização, o geomarketing oferece aos varejistas a capacidade de compreender profundamente a jornada de seu cliente em diferentes regiões. Essa análise detalhada possibilita a identificação de padrões de consumo, preferências e tendências, fornecendo uma vantagem competitiva”, acredita Bárbara Kohut, especialista regional de produto da Infobip.

Pontos-chaves do geomarketing

Aplicações mais comuns

Consumidores também se beneficiam

A utilização do mecanismo para a aplicação de estratégias direcionadas também contribui para que o consumidor receba as mensagens que realmente fazem sentido para ele. E os números comprovam o êxito dessa tecnologia.

Conforme indicou o relatório do Google, as consultas móveis para “Onde comprar – determinado produto – mais perto de mim” cresceram mais de 200% nos últimos dois anos. Além disso, 74% das pessoas que consultaram plataformas online antes de visitarem lojas físicas estavam em busca de um produto com base na localização da loja mais próxima.

Sair da versão mobile