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Como impulsionar vendas com geolocalização no varejo?

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Como impulsionar vendas com geolocalização no varejo?

A geolocalização no varejo farmacêutico tornou-se uma estratégia ainda mais diferenciada após a intensificação das vendas por multicanais. Mas como explorar essa estratégia da maneira assertiva e eficiente?

Store location: disponível na plataforma Google Maps, mostra a localização das lojas em um mapa e fornece o passo a passo de como chegar, ou seja, ajuda o cliente a se deslocar até o estabelecimento com mais facilidade. Pelo celular ele pode visualizar a rota para diferentes tipos de transporte.

Fornece ainda informações adicionais como horário de funcionamento, endereço, telefone para contato, disponibilidade de um produto no estoque, além de imagens internas e externas da loja, que podem aumentar a conversão de visitas ao estabelecimento. O store location pode ser integrado ao site e ao e-commerce do negócio.

“Todos ganham com esse formato. O cliente, que economiza tempo para encontrar o que precisa, e o varejista que melhora a divulgação de seu estabelecimento e também impulsiona as vendas ao fornecer informações decisivas em uma etapa de compras”, destaca George Christofis Neto, CEO da Mercafacil, startup especialista em análises de comportamento de compra

Ship from store: o prazo de entrega e o valor do frete são fatores determinantes para o cliente concluir uma compra online. Diante disso, as lojas físicas ganham importância como centro de distribuição de produtos e serviços. A geolocalização permite que a entrega seja feita a partir de uma loja mais próxima do endereço do consumidor e não a partir de uma origem mais distante, o que demanda mais tempo de espera para o comprador.

Entre as vantagens em descentralizar a distribuição e fragmentá-las a partir dos estoques de cada loja estão entregas mais rápidas; redução dos custos logísticos e dinâmica de entrega otimizada – até no mesmo dia da compra – e ainda redução do valor do frete, maior giro e gestão integrada dos estoques

Pickup in store: a aplicação do pickup in store do Google Maps permite que o consumidor tenha a opção de escolher em qual loja quer retirar o pedido feito no ambiente virtual, reforçando a utilidade da geolocalização.

Aqui também a estratégia multicanal, que integra lojas físicas, e-commerce e consumidores, traz vantagens como indicação da melhor loja de coleta do produto, a partir da localização do consumidor; eliminação de custos com frete, sem abrir mão da conveniência; simplificação do checkout com recursos de autocompletar, que sugere endereços possíveis enquanto o usuário digita sua localização; e personalização de experiências

Geolocalização no varejo como via de mão dupla

A geolocalização também permite ao empreendedor fazer o caminho inverso, ou seja, conhecer e identificar potenciais compradores que estão próximos à região de seu negócio. Através de um software de gestão de clientes, no qual são cadastrados e identificados os hábitos de compras de seu público-alvo, é possível saber ainda quais são os clientes ativos e inativos naquele local.

Esses dados são a base para a criação de campanhas segmentadas para entender o que fez aquelas pessoas deixarem de comprar em seu estabelecimento. Por exemplo, a geolocalização permite ao empreendedor perceber que a maioria dos clientes está em um raio de 2 km e que há poucos deles em um raio de 5 km. Ao analisar essa região mais distante, ele percebe que ali há um concorrente, o que talvez explique a dificuldade para atrair esse público. Esse insight indica a necessidade de uma campanha exclusiva para aquele local.

Enfim, a geolocalização funciona como uma espécie de radar e cabe ao empreendedor do varejo farmacêutico encontrar de que forma pode usufruir dessa inovação, de acordo com sua realidade e objetivo. Além dos benefícios já citados, essa tecnologia permite checar onde o estabelecimento está com desempenho ruim, pensar em ações para conquistar novos clientes em sua região de atuação e verificar locais ideais para a abertura de novos pontos de venda.

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