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Contabilfarma investe em educação financeira para farmácias

Contabilfarma investe em educação financeira para farmáciasConsultoria com seis anos de atuação junto a mais de 1 mil PDVs do setor, a Contabilfarma aposta no modelo de educação financeira e corporativa para chegar a farmácias associativistas e independentes em todo o território nacional.

A empresa tem como carro-chefe o modelo de contabilidade consultiva. Nessa área da contabilidade, o contador fica muito mais próximo dos clientes e atua de maneira estratégica, auxiliando na tomada de decisão de forma racional e planejada. “O profissional passa a ser um aliado do empreendedor. Queremos ser o maior parceiro comercial dos clientes, seja no manejo correto do estoque, na precificação, nos gastos com marketing e em todos os aspectos que envolvem a gestão do ponto de venda”, ressalta o CEO Wagner Pereira Lopes.

Com matriz no Espírito Santo, a empresa mantém ainda operações atualmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. “Nos especializamos no atendimento ao varejo farmacêutico. Na prática, trabalhamos para transformar o dono da farmácia em um autêntico gestor, com capacidade para administrar o negócio de maneira mais inteligente, assertiva e profissionalizada”, acrescenta.

Software promove educação financeira para o setor

A Contabilfarma oferece a seus clientes um software próprio de gestão empresarial, que armazena todos os indicadores de desempenho da farmácia. A ferramenta possibilita ao gestor ter pleno conhecimento e a farmácia na palma das mãos, permitindo uma evolução financeira e na gestão da loja. “É uma aula de educação financeira”, destaca o também sócio Rubens Junior.

Orientações sobre a quantidade de compra ideal para cada mês, frequência de clientes novos e fiéis na loja e até dados valiosos sobre premiações fornecem insights para a condução do negócio.

“Via de regra, a farmácia sempre aposta na premiação no segmento de genéricos, similares, vitaminas e alguns produtos de marca própria. Mostramos a importância de basear esse incentivo no markup e no CMV – diferença entre o preço de venda e o preço de custo do produto ou mercadoria. Auxiliamos o desenvolvimento da equipe e a premiação da loja conforme os ganhos, trazendo desenvolvimento e ampliando a lucratividade nos PDVs”, comenta Rubens Junior.

Lucro com estoque correto

Um bom exemplo de como a gestão equivocada pode influenciar na percepção da rentabilidade do negócio envolveu uma farmácia com potencial de ganho mensal em torno de R$ 30 mil. No entanto, ela fechava no negativo, o que a motivou a procurar os serviços da Contabilfarma.

“Quando montei o demonstrativo e confirmei que a farmácia era extremamente lucrativa, o proprietário não acreditou. O faturamento mensal girava em torno de R$ 200 mil, mas havia um volume considerável de mercadoria estocada, sem giro. Parecia até um mini atacado. É a percepção errada de que é vantajoso para o negócio comprar produtos sem necessidade só para aproveitar as ofertas”, explica Lopes.

Outro caso emblemático é o da farmácia que tinha receita de R$ 250 mil e três vagas de estacionamento. Certo dia, em frente à loja, foi inaugurada uma unidade da RaiaDrogasil, repleta de estacionamento e com toda infraestrutura e suporte de uma grande rede.

“Seria um motivo para fazer qualquer gestor desistir. Mas com sistemas de precificação inteligentes e mudança no mix, a farmácia conseguiu elevar as vendas em R$ 100 mil, inclusive com aumento do fluxo de consumidores, que passaram a entrar nos dois pontos de venda”, finaliza Lopes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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