Cresce procura por Vitamina C em Petrópolis

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Apesar não existir nenhum tipo de remédio que previna a covid-19, ainda há uma procura em Petrópolis por certos medicamentos. Em entrevista ontem (09) ao Diário, dois farmacêuticos informaram que perceberam uma procura grande por Vitamina C. A ivermectina, indicada para o tratamento de vermes e piolhos, também tem tido procura, mas em menor quantidade.

De acordo com o farmacêutico da Drogaria Mosela, Rafael Vieira, até o mês passado a venda de ivermectina estava crescendo, mas houve uma queda neste mês. A hidroxocloroquina, por precisar de receita, saiu muito pouco. A vitamina C continua em alta.

– Até o mês passado, a venda estava indo bem, mas esse mês teve uma queda. Em vista, da vacina estar chegando e estar à disposição da população, caiu bastante. Muita gente queria comprar para prevenção. A vitamina C ainda continua em, mas a ivermectina que teve essa queda.

Já a farmacêutica da Drogaria Conceito, Rutiane Mendes, explica que não costumam chegar receitas indicando a hidroxocloroquina no tratamento contra a covid-19. De acordo com ela, o aumento na procura por ivermectina também não foi grande.

– A hidroxocloroquina a venda é por receita e a procura não aumentou. No caso, é só mesmo para pacientes que fazem uso dela, para lúpus e outras coisas, mas sem prescrição não. Com sintoma de covid e receita médica de hidroxocloroquina, não costuma chegar. O uso da Vitamina C com zinco aumentou bastante. Pessoal está prevenindo gripe e essas coisas com a vitamina C – explicou.

Vale lembrar que não há remédios que previnam a covid-19, apenas as vacinas têm este papel. Em entrevista ao Diário em janeiro, o biomédico Lucas Zanandrez explicou que alguns medicamentos, inclusive, já demonstraram ineficácia contra a doença. Hoje, o que se usa, são medicamentos para tratar sintomas.

– Hoje, não existe nenhum tratamento que seja aprovado para uso doméstico e domiciliar específico para covid. O que existem são tratamentos sintomáticos, que tratam os sintomas. Não existe uma orientação para que se faça nenhum tipo de tratamento precoce ou preventivo contra a covid, porque não existem evidências científicas de que esses tratamentos funcionam e existem evidências científicas que muitos não funcionam – afirmou à época.

Até mesmo a farmacêutica responsável pela fabricação da ivermectina já reconheceu que o remédio não possui eficácia contra a covid-19. De acordo com informações do jornal O Globo, a MSD informou na quinta-feira (04) que não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do medicamento no combate à doença.

Fonte:  

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/18/venda-de-vitamina-c-aumenta-198-2/

Notícias Relacionadas