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Crise faz crescer número de banho só com água no Brasil

banho só com água

Relatório Consumer Insights, da Kantar, revela que a crise econômica e o peso da inflação vem obrigando o brasileiro a fazer escolhas na hora da higiene pessoal para reduzir gastos. Uma delas é a opção de banho só com água, dispensando o uso do sabonete.

Segundo dados do  Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. No 2º trimestre deste ano, as ocasiões em que o brasileiro não incluiu nenhum produto em um de seus banhos cresceram 9% se comparadas ao mesmo período de 2018. E o preço médio do quilo do sabonete aumentou 42% no mesmo período.

Movimento de banho só com água

Esse movimento de banho só com água teve um pico no segundo trimestre de 2021, durante o isolamento social, quando as ocasiões chegaram a crescer 28% na comparação com o 2º trimestre de 2018. É impulsionado pela classe DE, em sua maioria (53%) mulheres, das quais 75% não são casadas, mas mães que trabalham fora, com filhos de até 15 anos, em lares com 4 ou mais pessoas.

A rotina de cuidados com higiene e beleza voltou a crescer com a retomada das atividades presenciais. No entanto, o estudo registra uma racionalização dos gastos e simplificação da rotina de cuidados pessoais e beleza.

Foram registradas, por exemplo, mais de 2 milhões de novas ocasiões de uso de hidratante com multibenefícios de abril a junho, em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Na hora de lavar o cabelo, o consumidor vem simplificando e optando por usar menos produtos por ocasião. A quantidade de itens usados no momento caiu consideravelmente: o uso de 6 produtos retraiu 53,7% e o uso de 5 por banho caiu 11,7%, enquanto a utilização de 2 produtos aumentou 10,9%.

Vale destacar que o volume de xampu comprado caiu 4% entre o 1º e 2º trimestres deste ano, enquanto as ocasiões de uso aumentaram 2%, indicando que as pessoas estão fazendo o produto render mais no banho. As embalagens econômicas dessa categoria (600 ml) registraram alta de 5% no trimestre.

Os itens da rotina de cuidados pessoais que mais se destacaram este ano, entre o 1º e 2º trimestres, foram desodorante (+4%), maquiagem (+2%) e hidratação (+2%). Ocasiões com maior tíquete médio, como arrumar cabelo, e barbear e cortar, sofreram grande retração em ocasiões: -12% e -20% respectivamente.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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