Ícone do site Panorama Farmacêutico

Distribuidoras de medicamentos criam central de negócios

Distribuidoras de medicamentos

Uma nova central de negócios mobiliza distribuidoras de medicamentos regionais dispostas a ampliar sua competitividade. A Rede Integração Farma inicia operações com 11 empresas que movimentam 95 milhões de unidades por ano.

A rede tem como fundadoras a Baratela (ES), Carvalho Distribuidora (MA), Divimed (MG), Golfarma (BA), Grupo Maiora (RS), LinkMed (DF), MaxiFarma (SP), Medchap (SC), Minas Distribuidora (RO), Rio Drog´s (RJ) e Vitória Distribuidora (AM). Juntas, essas atacadistas atendem mais de 35 mil farmácias, que representam 40% do total de PDVs do varejo farmacêutico, com atuação em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

“A Integração Farma nasce com foco no tripé formado por tecnologia, inteligência de mercado e mix de produtos. A ideia é ir muito além de uma simples central de compras, pois queremos incentivar o compartilhamento de ferramentas, novos negócios e potenciais fornecedores”, ressalta Geraldo Monteiro, que será o diretor executivo do grupo e se reportará ao Conselho de Administração e Fiscal, com mandato de dois anos e constituído pelos sócios das distribuidoras afiliadas (ver relação abaixo).

Base de dados única para as distribuidoras de medicamentos

Uma das primeiras conquistas da rede foi a implementação de parcerias com consultorias como Close-Up International e IQVIA, que viabilizarão o acesso a uma base única de dados. “Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.

A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.

Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros

A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.

Integrantes do conselho

Conselho de administração

Presidente: Álvaro Júnior (LinkMed)
Vice-presidente: Bruno Freire (Rio Drog´s)
Diretor financeiro: Pedro Júnior (Minas Distribuidora)
Diretor secretário: Kenard Rocha (Carvalho Distribuidora)
Suplente: Marcelo Borgonovi (MaxiFarma)

Conselho fiscal

Darli Luiz Sanzovo (Grupo Maiora)
Linaldo Nunes de Farias (Vitória Distribuidora)
Ivando da Silva Correia (Golfarma)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile