Ícone do site Panorama Farmacêutico

Farmácias têm novo recorde de testes positivos da Covid

Cinco decisões do mercado farmacêutico sobre testes rápidos da Covid-19

A escalada da ômicron continua no Brasil, conforme apontam os dados do novo estudo da Abrafarma sobre os testes rápidos nas farmácias.

A pesquisa apontou a realização de 740.707 testes rápidos na semana de 17 a 23 de janeiro, recorde absoluto desde a implementação desses exames no varejo farmacêutico, em abril de 2020. Deste total, 319.574 pacientes acusaram resultado positivo – 43,14%.

“O número de infectados é 37% superior ao dos sete dias anteriores e 38 vezes maior na comparação com o início de dezembro. São informações alarmantes que escancaram os riscos da pandemia para a saúde pública”, adverte Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

No acumulado desde abril de 2020, as farmácias computam 14.619.865 testagens realizadas, com 3.167.757 diagnósticos de Covid-19 (21,67%) e 11.452.108 resultados negativos (78,33%).

Preços dos testes mantidos

Alvo de questionamentos da opinião pública e também de órgãos como o Procon, o aumento de preços dos testes não é uma realidade nas 26 redes associadas à Abrafarma. “Fizemos um levantamento com as empresas e algumas até reduziram o custo desde o ano passado, mantendo-os até hoje. Os preços são os mesmos há muitos meses. Acreditamos que esse é um compromisso importante que devemos manter com a população nesse momento, apesar da pressão de custos vinda de vários fornecedores”, finaliza Barreto.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/regioes-sul-e-norte-encabecam-avanco-do-varejo-farmaceutico/

Sair da versão mobile