Novo ciclo na Diffucap Chemobras

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Diffucap Chemobras

A indústria farmacêutica nacional Diffucap Chemobras escolheu uma prata da casa para liderar o recém-criado departamento de gestão de projetos. Quem assume essa missão é Aline Marculino, com 14 anos inteiramente dedicados à companhia, na função de assistente de diretoria.

Com graduação em negócios internacionais e comércio exterior pela Estácio, a executiva decidiu reforçar conhecimentos durante a pandemia e iniciou uma especialização em gestão de projetos na Fundação Getulio Vargas. Com uma unidade fabril no Rio de Janeiro e especializada em remédios de especialidades e alta complexidade, a Diffucap Chemobras busca ampliar sua atuação em nível nacional. Produz medicamentos sólidos orais e também terceiriza mais de 100 fármacos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Leucemia pode ser diagnosticada por exame de sangue? Conheça os 7 mitos e verdades da doença

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Geralmente de origem desconhecida, a leucemia é caracterizada pelo desenvolvimento e proliferação das células leucêmicas (doentes) na medula óssea, afetando a produção das células sanguíneas normais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados mais de 10 mil novos casos de leucemia no Brasil[1]. O impacto do diagnóstico e jornada de tratamento da doença é bastante desafiador, provocando mudanças físicas, emocionais e até mesmo sociais, não somente para os pacientes, mas também para seus familiares e cuidadores. Por isso, no Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda, 21 de abril, o Dr. Jayr Schmidt Filho, hematologista e líder do Centro de Referência de Neoplasias Hematológicas do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, esclarece alguns mitos e verdades sobre a doença.

Existe apenas um tipo de leucemia

Mito. Ao todo, existem mais de doze tipos de leucemia que são classificadas a partir da velocidade de progressão da doença ou o tipo de célula comprometida¹. A divisão mais clássica é entre crônica e aguda, que caracterizam o desenvolvimento e agressividade da doença, sendo crônica o surgimento mais lento e aguda mais agressiva, e mieloide e linfoide, que estão relacionadas com o tipo de células afetadas, sendo células mieloides mais comuns em adultos e células linfoides em crianças.

Os sintomas da leucemia podem ser confundidos com outras doenças

Verdade. Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças. Por isso, é importante ir ao médico para que seja feito o diagnóstico correto.

A leucemia mieloide aguda é o tipo mais grave da doença

Verdade. A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais grave e de rápida progressão da doença. Relativamente rara, a LMA representa cerca de 1% de todos os cânceres[2] e é mais comum em idosos acima dos 60 anos¹. Para melhor tratamento da doença, é importante identificar a mutação associada. A mais comum entre os pacientes de LMA, é a mutação do gene FLT3, caracterizada por uma evolução mais severa da doença, com prognóstico desfavorável e maior chance de recidiva[3], ou seja, quando ocorre o reaparecimento da doença.

É possível prevenir a leucemia

Mito. As causas da leucemia ainda não são definidas, fazendo com que seja difícil sua prevenção¹. Entretanto, existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, como tabagismo, exposição à radiação, tratamento com quimioterapia e radioterapia e síndromes genéticas.

O paciente pode precisar de isolamento durante o tratamento

Verdade. A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo, por isso, há uma diminuição na capacidade do organismo combater infecções. Durante o tratamento, muitos pacientes devem ficar isolados para não correrem risco de contaminação. De acordo com uma pesquisa antropológica qualitativa, de 2019, realizada na Suécia pela farmacêutica Astellas[4], a jornada do paciente é bastante desafiadora. Além do isolamento social, os pacientes acabam não falando muito sobre seus sentimentos, pois estão focados em sobreviver e têm uma permanente inquietação com o risco de ter uma recidiva.

Leucemia não tem tratamento

Mito. A jornada de tratamento da leucemia é bastante desafiadora, mas o cenário de tratamento evoluiu muito nos últimos anos. Após o diagnóstico é necessário que seja realizado um planejamento global de tratamento para que a melhor opção disponível seja iniciada. Atualmente, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, que é o tratamento padrão, terapia biológica e terapia-alvo – tratamento mais recente que ataca especificamente as células cancerígenas, provocando pouco danos às células normais, menos efeitos colaterais, aumento de sobrevida[5] e manutenção da qualidade de vida[6] aos pacientes. Como uma etapa final da jornada, o paciente pode ser encaminhado para o transplante de medula óssea, que é a principal chance de cura para a leucemia. Inclusive, com a chegada das terapias-alvo nos últimos 4 anos, pacientes de LMA em recidiva podem contar com uma nova chance de realizar o transplante de medula óssea.

A leucemia pode ser diagnosticada por exame de sangue

Verdade. Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas[7], que podem ser o primeiro indício para a doença. Mas, para confirmação do diagnóstico, é necessário realizar exames específicos, como mielograma e testes moleculares e genéticos, que vão identificar a mutação presente na doença, para que seja possível seguir com o tratamento mais eficaz e personalizado para o paciente.

Sobre Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil, uma afiliada da Astellas Pharma Inc., localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através da provisão de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A Astellas Farma Brasil se concentra em Urologia, Oncologia, Onco-hematologia, Imunologia e Doenças Infecciosas como principais áreas terapêuticas. A Astellas está na linha de frente da mudança na saúde para transformar ciência inovadora em valor para os pacientes. Para mais informações sobre Astellas Farma Brasil, visite: www.astellas.com/br

Fonte: Sindusfarma

Surya Brasil lança dermocosméticos na Itália

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De 28 de abril a 2 de maio, a Surya Brasil estará mais próxima de outras empresas de beleza e cosméticos por meio de seu stand na feira Cosmoprof 2022, em Bolonha, na Itália, que chega a sua 53ª edição. A linha de SkinCare Amazônia Preciosa que será lançada no evento traz dermocosméticos e a ciência milenar indiana Ayurveda, seguindo as características dos outros produtos, com perfil 100% natural e com diversos frutos e ervas nativos da Índia e da Floresta Amazônica para conquistar os consumidores mais exigentes.

Sendo uma linha 100% natural e orgânica, todos os seus 11 produtos contêm um diferencial para o mercado dermo, a henna em sua composição.

Os 11 itens vão desde sabonete líquido e tônico facial até argilas em pó e óleo multifuncional. ‘Ela está realmente incrível, natural e incomparável’, afirma Clélia Angelon, fundadora e CEO da empresa.

Mais uma vez, a fabricante comemora sua presença em uma feira mais que consolidada no mercado mundial, na qual ocorrem importantes lançamentos, parcerias e transações do setor de perfumaria, beleza e cosméticos.

‘Somos uma empresa de cosméticos veganos, que preza pelo amor, consciência e respeito a toda forma de vida presente na Natureza, que junto da ciência Indiana Ayurveda, fornecemos todos os nossos produtos fabricados livres de crueldade animal e em harmonia com a natureza, livre de ingredientes tóxicos, além de muito investimento em pesquisa e tecnologia, proporcionando linhas de produtos mais naturais e com a melhor performance do mercado, mas sem perder a qualidade’, afirma Clélia.

Fonte: Revista H&C 

Inscrições para Prêmio Sindusfarma de Qualidade terminam no em 20/4

As inscrições para participar da 26ª edição do Prêmio Sindusfarma de Qualidade terminam no dia 20/4. A premiação reconhece os melhores fornecedores e prestadores de serviços da indústria farmacêutica.

Mais informações aqui Inscreva-se aqui

O Prêmio Sindusfarma de Qualidade é concedido em 25 categorias, divididas em cinco classes: Material de Embalagem; Matéria-Prima; Prestadores de Serviços; Máquinas e Equipamentos; Materiais, Equipamentos, Instrumentos, e Serviços de Controle de Qualidade.

De acordo com o regulamento, a primeira fase de votação, em que colaboradores das indústrias farmacêuticas associadas ao Sindusfarma votam on-line e escolhem os finalistas, será realizada entre os dias 27/4 e 18/5.

As três empresas mais votadas em cada categoria seguem para a etapa das auditorias on-line, que, pelo terceiro ano consecutivo, será realizada pela consultoria KPMG. As auditorias indicarão as empresas vencedoras.

Mais informações sobre como se inscrever podem ser obtidas pelo e-mail: premioqualidade@sindusfarma.org.br.

Fonte: Pfarma

Davene sela parceria estratégica com startup

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A Davene, referência de qualidade e inovação no segmento de beleza e cuidados pessoais, acaba de fechar uma parceria com a Inventa, startup do ramo que facilita o processo de compra online de produtos no atacado por pequenos e médios varejistas, vindos direto da fábrica. A novidade é resultado da estratégia da Davene em fomentar o empreendedorismo no ramo da beleza. Em números, só no primeiro semestre de 2021, mais de dois milhões de negócios foram criados no Brasil e 80% desse total são de microempreendedores individuais, segundo os dados da Serasa Experian. No ranking mundial, com base na pesquisa de mercado da Euromonitor International, o Brasil é o quarto país que mais consome produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. De olho nesse cenário, a marca que está há 45 anos no setor, vem apostando em revendedores e pequenos e médios negócios. Telmo de Campos, Head de Marketing da Davene, lembra que a iniciativa é fundamental e vai ao encontro de outras ações recentes da empresa, como o projeto de venda direta iniciado em dezembro. ‘Valorizamos muito o pequeno e médio negócio, por isso, decidimos investir nessa parceria que estreita esse relacionamento e possibilita a entrada de nossos produtos em diversos estabelecimentos. Outro ponto importante é que o lojista sabe que nossa marca tem qualidade e é conhecida pelo consumidor. Isso conta muito na hora de vender’.

Telmo, como se encontra atualmente as operações da Davene?

As operações da Davene, hoje, estão centralizadas em Diadema, na nossa sede. Daqui direcionamos toda a operação externa no Brasil e exterior.

Qual a fatia de mercado da empresa hoje no setor de cosméticos?

A empresa está bem posicionada, com seus 45 anos de mercado, hoje ainda bastante focada em atender o varejo tradicional, mas com outros canais abertos e em movimentos de crescimento.

Como ela passou pelo cenário de crise imposta pela pandemia nos últimos dois anos?

Como aconteceu em todos os segmentos, foi um momento desafiador e sempre tendo que reaprender como melhorar os resultados e o atendimento ao consumidor, pensando sempre em novas formas para deixar o cliente satisfeito.

Qual a importância da inovação em momentos como esse?

A inovação é sempre muito importante para o segmento de perfumaria e cosméticos. Precisamos estar sempre atentos às tendências de consumo e manter o portfólio sempre atualizado, mantendo sua atratividade.

Quais as principais inovações desse período?

Tivemos vários movimentos no Brasil e exterior, trabalhando forte na categoria de perfumaria feminina e masculina e também em hidratação corporal. Tivemos a Linha Lavanda Brasileira como foco e expandimos a nossa linha masculina. Além disso, trabalho muito em uma das principais linhas do portfólio, que é a linha Rosas, trazendo higiene e hidratação com o poder e a diferenciação de Rosas Negras.

A aposta da empresa agora é nos revendedores e no pequeno e médio negócio. Por que o foco foi voltado para esse segmento do mercado?

O nosso canal de varejo tradicional está consolidado e trabalhamos o crescimento e manutenção, mas existem outros canais importantes para a empresa, onde atingiremos ainda mais consumidores e conseguiremos atender cada vez mais e melhor os nossos consumidores. A venda direta é um canal importante no segmento e podemos aumentar a capilaridade com mais rapidez. Já para os pequenos e médios negócios, nosso foco é abastecer outros pontos de vendas que ainda não tinham os nossos produtos.

A venda nos canais digitais triplicou. Qual a importância do digital hoje para o ecossistema Davene?

Hoje os canais digitais são de extrema importância, já que existem muitas pessoas ainda com receio de sair de casa, sem falar nos consumidores que têm a preferência por esse canal de compra. As vendas nesses canais triplicaram na empresa, principalmente com a entrada das plataformas de marketplace e a venda diretamente pelo WhatsApp. Ainda é um canal com muitas oportunidades dentro do nosso negócio, mas sim, continuará com foco total da nossa equipe para estarmos cada vez mais alinhados com as necessidades de mercado.

Como a parceria com a Inventa deve impulsionar os negócios da empresa?

Ter um canal que atenda, de forma rápida e eficiente os pequenos e médios estabelecimentos é muito importante, pois, conseguimos aumentar a capilaridade e o pequeno empresário pode comprar volumes fracionados de acordo com sua necessidade. Temos a certeza que a plataforma da Inventa nos dará um grande apoio para conquistar e fidelizar esses estabelecimentos, que antes não conseguiam adequar os nossos pedidos ao momento do seu negócio.

90% do portfólio da empresa é vegano. Isso também se reflete numa preocupação como o chamado ESG?

Todos os movimentos da empresa são para se adequar aos cuidados com o ambiente à nossa volta. A sustentabilidade sempre tem que ser refletida em nossas ações, como não testar produtos em animais, como sempre fazemos, trabalhar produtos veganos e outras ações que aos poucos vão fazendo parte do nosso dia a dia e ajudam nosso planeta.

Quais as outras preocupações da Davene que estão intimamente ligadas a esse conceito?

Logo teremos novidades para falarmos, pois, temos alguns projetos em andamento na empresa. Mas, hoje, não lançamos mais nenhum produto que não seja vegano, pois, isso já está em nosso dia a dia.

O que a empresa pretende estabelecer no ano de 2022?

Nosso foco para 2022 é continuar trabalhando a consolidação dos canais de venda direta e digitais, para atendermos cada vez mais consumidores de forma eficiente, além de alguns movimentos importantes para o mercado.

Fonte: Panorama Mercantil

Vendas da L’Oréal sobem 19% até março para 9.060,5 milhões de euros

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O presidente executivo do grupo, Nicolas Hieronimus, disse em comunicado que as vendas aumentaram mais do que as dos concorrentes, não afetados pela inflação, e atribuiu-o ao seu compromisso com produtos ‘premium’ e inovação.

Setorialmente, os produtos destinados ao público em geral foram os que menos cresceram (11,1%) para 3.302,9 milhões de euros, enquanto os destinados a profissionais aumentaram 22,7%, para 1.041,3 milhões de euros.

A divisão L’Oréal Luxe registou uma faturação de 3.463,7 milhões de euros, uma subida de 25,1%, enquanto a divisão de cosméticos ativos cresceu 22,4% para 1.252,7 milhões.

Por área geográfica, a América Latina registou o maior aumento, de 33,9% para 519,2 milhões de euros, com uma progressão “particularmente forte” no México, mas com melhorias significativas também no Chile e no Brasil.

A Europa manteve a posição de principal mercado do grupo, com um volume de negócios de 2.854,5 milhões de euros (+15,8%), à frente da Ásia, com 2.801,8 milhões de euros (+18%) e da América do Norte, com 2.203,9 milhões de euros (+21,5%).

“Com toda a cautela que o atual ambiente volátil e incerto exige, continuamos otimistas sobre as perspetivas para o mercado de beleza e confiantes na nossa capacidade de entregar mais um ano de crescimento de vendas em 2022”, disse Hieronimus.

Leia Também: Lucro da Johnson & Johnson cai 16,9% no primeiro trimestre

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Fonte: Notícias ao Minuto

Marketplace de saúde cresce 942% em faturamento em Minas Gerais

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Oferecer acesso a produtos médicos especiais que não são comercializados em drogarias e são indisponíveis em 80% dos municípios brasileiros é o propósito da Suprevida, ecossistema digital que conecta pacientes a fornecedores de produtos, serviços e informações de saúde. E a demanda é crescente: segundo a última pesquisa do IBGE sobre o tema, em 2019, 52% da população adulta do país foi afetada por pelo menos uma doença crônica, sendo crucial que esses pacientes tenham acesso não somente a médicos, mas também a produtos que permitam o acompanhamento e tratamento da doença em casa. E foi para atender a essa demanda que a Suprevida foi criada.

Hoje, a healthtech atende clientes em todo Brasil, é residente no Distrito Inova HC no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e foi eleita pela Distrito uma das 10 startups apostas para 2022. É possível encontrar na plataforma agulhas, canetas de insulina, seringas, bolsas de ostomia, materiais para curativos, entre outros.

Além de marketplace de produtos de saúde, a Suprevida conta também com um blog de conteúdos especializados, plataforma de anúncios para profissionais de saúde, solução de cashback coletivo e atendimento ao cliente feito por técnicos em enfermagem. Com 166 marcas e mais de 4.800 produtos disponíveis no e-commerce, a Suprevida fechou 2021 crescendo mais do que o dobro. O GMV (valor transacionado na plataforma) foi 175% maior em 2021 do que o registrado em 2020. A startup registrou alta também no volume de acessos ao site, que cresceu 59% e alcançou 1.415.878 visitantes em 2021. As visitas ao e-commerce da plataforma cresceram 82% no mesmo período.

Em Minas Gerais, o crescimento foi ainda maior: o faturamento vindo do consumo mineiro cresceu 942% e o número de vendas realizadas para o estado cresceu 187% em 2021, na comparação com 2020, consolidando MG como o 2º maior mercado consumidor nacional da Suprevida no período. Minas é também o 3º Estado brasileiro com mais acessos à plataforma, ultrapassando a marca de 120 mil acessos em 2021 – crescimento de 51% em relação a 2020. Quase 10% de todos os usuários e 21% do faturamento total do e-commerce vem de Minas Gerais. Já Belo Horizonte foi a 5ª cidade que mais gerou acessos ao site em 2021 e concentrou 75% do faturamento originado em MG – um crescimento de 12.481% em relação ao ano anterior.

Para 2022, a expectativa da startup é triplicar o crescimento. A empresa pretende ampliar a base de sellers e de portfólio de produtos atraindo, assim, novos compradores. ‘Ampliaremos nossa estrutura, time e portfólio para sustentar esse crescimento. Vamos alavancar todas as frentes, e isso possibilitará avançarmos em nosso propósito de ajudar mais pacientes em todo país, provendo acesso a produtos que podem melhorar a qualidade de vida de quem tem necessidades especiais de saúde’, afirma Rodrigo Correia da Silva, fundador e CEO da Suprevida. Confira! https://www.suprevida.com.br/

A Suprevida é um ecossistema digital que conecta marcas e fornecedores de produtos, serviços e informações à população. A healhtech tem como propósito levar atenção e saúde para pessoas em casa. Oferece conteúdo de qualidade, acesso a atendimento profissional e entrega de produtos com segurança e agilidade. Tudo para facilitar a vida e dar autonomia para quem quer vivenciar seus momentos de necessidade com mais praticidade e qualidade de vida.

Fonte: Hoje em Dia MG

Aché abre oportunidades para jovens em Guarulhos

A Aché, tradicional laboratório farmacêutico, abriu novas oportunidades para jovens com atuação na unidade de Guarulhos. Saiba mais sobre as vagas abaixo.

Programa Aprendiz Aché 2022 (Guarulhos)

Guarulhos, SP/ Na empresa/ Auxiliar/ Operacional/ A combinar/ Regime CLT

Descrição:

Se você é jovem, ousado e deseja conquistar novos desafios em uma empresa inovadora, venha fazer parte do nosso do Programa de Aprendiz Aché 2022 em parceria com o SENAI. Nosso Programa oferecerá capacitação e desenvolvimento profissional, além de ser uma importante porta de entrada e construção de uma carreira de sucesso em uma das maiores indústrias farmacêuticas do país.

Se inscreva até o dia 24/04/2022.

Esperamos por você!

Pré-Requisitos:

– Residentes em Guarulhos/SP ou nas aproximações;

– Ter, no mínimo, o ensino médio completo;

– Disponibilidade para aulas práticas e teóricas em Parceria com o SENAI de segunda a sexta-feira, sendo meio período na empresa e meio período no SENAI, com as possibilidade de Curso Técnico de Administração.

Locais de trabalho:

– Planta Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, km 222,2 – Porto da Igreja – Guarulhos/SP.

Local de aula prática e teórica:

– Escola SENAI Hermenegildo Campos de Almeida- Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 601 – Jardim Paraventi – Guarulhos/SP.

Obs.: O Aché valoriza e fomenta a diversidade, abrindo oportunidades para todos com igualdade.

Requisitos Escolaridade mínima

Ensino Médio (2o. Grau) completo

Fonte: Guarulhos Web

Pregão eletrônico representa 61% de licitações para farmácias

Pregão eletrônico já responde por 61% de licitações para farmácias

O pregão eletrônico ganha relevância como modalidade de concorrência pública e já responde por 61% do volume de licitações para farmácias. O levantamento foi realizado com exclusividade pela RHS Licitações, parceira do Panorama Farmacêutico.

O portal mantém uma seção com oportunidades de licitação para o canal farma. Com base nos indicadores do primeiro trimestre deste ano, 12.017 concorrências públicas foram abertas no período, contra 12.746 do mesmo período de 2021. Mas os pregões eletrônicos destoam dessa realidade, ao registrarem um incremento de 26% – de 5.842 para 7.340 oportunidades.

“Os demais modelos de concorrência envolvem mais burocracias e são impactados diretamente pelo ano eleitoral. Já o pregão é um alternativa para pequenas e médias farmácias se tornarem fornecedoras, por contemplarem contratos de pequeno valor e dispensarem os cronogramas licitatórios convencionais”, pontua Marcilio Gomes, analista da RHS.

Como funcionam as licitações para farmácias via pregão eletrônico?

O pregão eletrônico é uma forma de competição com data e horário de início predefinidos, na qual todos os participantes dão o lance. Assim que a cotação for encerrada de modo randomizado, quem tiver a proposta de menor valor ganha. “Poucas farmácias ainda enxergam as vantagens dessa tipo de licitação, mas a razão para isso é puro desconhecimento. Essa lacuna acaba sendo preenchida por distribuidoras de medicamentos, mais habituadas a esses processos e com mais facilidade para consultar o status das concorrências”, acrescenta.

Para participar, basta efetuar um cadastro no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) ou na Bolsa Eletrônica de Compras/ SP (BECSP). As compras têm um valor máximo de R$ 17.600 pela Lei 8666/ 93 e de R$ 50 mil segundo a Nova Lei de Licitações 14.133/21. Esse montante é definido de acordo com as especificações de cada edital. Qualquer farmácia pode participar, seja para vender medicamentos, itens de higiene e até com produtos de marca própria.

Mais oportunidades nas esferas municipais e estaduais

Enquanto as licitações federais caíram no primeiro trimestre, o mesmo não acontece nos demais âmbitos da administração pública. O número de editais lançados por governos estaduais e municipais passou de 8.156 para 8.607, representando 72% do total. “Esse cenário abre um espaço promissor para farmácias regionais”, avalia.

Licitações da administração pública por âmbito (em %)

Estados com mais licitações

São Paulo é o estado que mais abre novos processos de licitação, com 3.789 ofertas de janeiro a março de 2022. Em seguida vêm a Bahia (1.237); Rio Grande do Sul (893), Minas Gerais (847) e Pernambuco (838).

Pregão eletrônico já responde por 61% de licitações para farmácias

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

GPA: faturamento consolidado chega a R$ 11,1 bilhões no 1º trimestre

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O Grupo GPA registrou um faturamento bruto total consolidado das operações continuadas de R$ 11,1 bilhões no primeiro trimestre de 2022. A cifra representa uma alta de 11,2% no conceito mesmas lojas (SSS) em comparação ao mesmo período do ano passado. Excluindo as operações de postos, o crescimento foi de 13,1%.

O GPA Brasil reportou receita bruta de vendas no perímetro continuado, excluindo postos, de R$ 3,8 bilhões nos três primeiros meses do ano, em linha com o valor reportado um ano antes. “Impactado por um efeito pontual na ruptura, explicado pelo momento de ajuste na malha logística após os fechamentos dos hipermercados”, segundo a empresa.

Apesar desse cenário, a penetração de vendas online total foi de 9,9% e a venda do e-commerce totalizou R$ 369 milhões, avanço anual de 44%, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.

O Grupo Éxito, por sua vez, registrou vendas totais de R$ 6,8 bilhões, com alta anual de 20,8% no conceito mesmas lojas. A empresa atribui o resultado principalmente ao aumento do tráfego em lojas e pela reabertura econômica com a retomada do turismo. As vendas omnichannel representaram 9,4% das totais reportadas no período em questão.

Entre janeiro e março, o GPA finalizou o processo de fechamento dos Extras hipermercados e drogarias, finalizando a operação de 41 hipermercados, ficando com 31 lojas em conversão ou análise e fechando 68 drogarias.

No mesmo período, abriu duas novas lojas do formato Minuto Pão de Açúcar. No Grupo Éxito, encerrou quatro unidades para conversão na Colômbia e outras 14 (13 na Colômbia e 1 no Uruguai) para otimização do portfólio.

Fonte: Diário do Grande ABC ONLINE

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/marketplace-de-saude-cresce-942-em-faturamento-em-minas-gerais/