O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse a senadores em audiência na comissão de combate à pandemia da covid-19 que recorreu à OPAS (Organização Panamericana da Saúde) para ter acesso a suprimentos do chamado “kit intubação”, mas como há falta global dos medicamentos, a normalização deve demorar cerca de 15 dias.
“Sabemos que a indústria brasileira foi muito fragilizada. Temos poucas indústrias. É um mercado oligopolizado. O Ministério da Saúde tem obrigação de suprir esses insumos em todo o território. Temos a competência dos municípios, mas o Ministério da Saúde não pode se eximir. Tomamos medidas para que a Anvisa seja um poder regulador nessa questão, um convênio para monitorar os estoques para não haja assimetria entre setores privado e público. O Ministério da Saúde tem acompanhado essa questão. Por outro lado, há necessidade de recompror os estoques e estamos em contato com a OPAS pra adquirir esses insumos. A dificuldade é que não tem para hoje. Não há disponibilidade, mas é algo que conseguimos em cerca de 15 dias e vamos fazer isso”.
Fonte: R7 Notícias
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/30/balconista-e-preso-com-medicamentos-restritos-para-intubacao/