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Soma quer associar 100 farmácias de São Paulo em 2023

 

Paulo Henrique Ribeiro ao lado do mascote Sominha | Crédito das fotos: Gustavo Theza e Leandro Luize

As farmácias de São Paulo são o novo alvo do ambicioso projeto de expansão da Soma Drogarias. Uma das empresas que mais puxam o avanço do associativismo revelou a meta de incorporar 100 lojas paulistas à sua rede até o fim do ano. O objetivo de alcançar 1 mil PDVs e o primeiro bilhão de faturamento estão cada vez mais próximos.

O CEO Paulo Henrique Ribeiro antecipou esse plano com exclusividade ao Panorama Farmacêutico, durante jantar em celebração aos dez anos de operações da rede. Ocorrido na noite do dia 10 (quarta-feira) na capital paulista, o evento atraiu em torno de 100 dirigentes, empresários e executivos do setor.

A estratégia de crescimento passa também pela abertura de um escritório comercial na cidade de São Paulo, estrategicamente situado no bairro da Vila Olímpia, na zona sul – área de grande concentração da indústria farmacêutica.

“Será um espaço aberto a relacionamento setorial e que facilitará nosso trabalho de prospecção. Estamos entrando para valer em um mercado com cerca de 15 mil farmácias independentes, mais de 60% das lojas existentes no estado. É um potencial quase infinito, a julgar que é uma localidade onde temos só 14 lojas associadas”, ressalta Ribeiro.

Para comandar a base paulista, a Soma recrutou o diretor de expansão Leonardo Belfort. “Sua chegada à rede, em 2019, foi determinante para acelerar nosso ciclo de evolução. É o nome certo para projetar o grupo no maior PIB do país”, reforça.

Farmácias de São Paulo aproximam Soma da meta de 1 mil lojas

As farmácias de São Paulo tendem a acelerar ainda mais o avanço da rede, que nasceu na Zona da Mata mineira para conquistar 23 estados e o Distrito Federal. Em 2018, ocupava apenas cinco. No fim do primeiro quadrimestre deste ano, chegou à marca de 800 farmácias, que juntas atendem em torno de 3 milhões de clientes todos os meses.

Essa evolução ganhou evidência na pandemia, cenário que reforçou o posicionamento das farmácias como hubs de saúde e atenção primária. Em 2020, a Soma ultrapassou o meio bilhão de faturamento. Hoje já acumula R$ 960 milhões, o que equivale a um crescimento acumulado de 128% em cinco anos, de acordo com a IQVIA. No mesmo período, o mercado farmacêutico registrou alta de 69%.

“Cerca de 90% desse desempenho é resultante das chamadas farmácias maduras, que já têm pelo menos dois anos de operações. Isso nos deixa ainda mais orgulhosos, pois demonstra que o avanço não está atrelado a novos PDVs e sim à expansão real de cada loja, com expressivos ganhos de mercado nas cidades onde atuamos”, celebra Ribeiro.

No momento do jantar em que apresentava números e estratégias da rede, o CEO não escondia a emoção ao relembrar a ideia que começou em um modesto escritório alugado no município de Raul Soares (MG). Foi uma espécie de resgate do tempo em que o jovem Paulo Henrique Ribeiro sonhava ser balconista enquanto atuava como o “faz-tudo” da farmácia, lavando chão, trocando dinheiro e realizando entregas.

“Sempre tive certeza de que assumiria um projeto grande na carreira. E ao ver a luta de empreendedores para sustentar o negócio da farmácia, entendi que meu propósito seria o de ajudar esses estabelecimentos a prosperar e ser referência em suas áreas de atuação”, destaca.

Conjunto de 11 ferramentas alicerça gestão das farmácias

Para viabilizar a operação das farmácias, a Soma estruturou um conjunto de 11 ferramentas de gestão, desenvolvidas internamente ou em parceria com players como a Abrafad, à qual a rede é associada.

Esses programas orientam as lojas em tarefas como precificação, análise de mercado e negociações coletivas com distribuidoras e indústrias. O grupo também mantém um jornal de ofertas que parametriza a oferta de descontos e benefícios, programas de PBM e fidelidade, além da plataforma de capacitação Treina Farma – que já totaliza 2 mil certificados.

A empresa investe ainda em campanhas de incentivo, por meio da promoção que distribui cinco caminhões de prêmios aos consumidores e do Top Soma, ação de R$ 230 mil voltada aos balconistas.

“A adesão às ferramentas não é compulsória, mas os ganhos das farmácias são notórios. Os PDVs que utilizam nosso Painel de Gestão Estratégica (PGE) têm aumento médio de 52% no faturamento anual. E a alta chega a 113% para as lojas que recebem suporte da nossa consultoria especializada em metas”, enfatiza.

Âncoras da expansão da Soma

Como âncoras do projeto de expansão, a Soma apostará em novas tecnologias para aprimorar a experiência dos gestores no controle das operações. A rede também investirá em um plano de rebranding para fortalecer a missão da marca de profissionalizar as farmácias independentes.

Outra sustentação está nas marcas próprias. No segundo semestre do ano passado, as linhas Polisoma e Somalife agregavam somente 12 suplementos e multivitamínicos. O portfólio atual já contempla 30 SKUs e a meta é ter 130 até julho de 2024. “É uma categoria essencial para reter clientela e que ajuda a diversificar as fontes de receita do PDV”, acredita.

Reconhecimento aos parceiros

A noite de celebração dos dez anos serviu também para o reconhecimento dos principais parceiros da rede. Paulo Henrique Ribeiro entregou 24 troféus às distribuidoras, farmacêuticas e indústrias de higiene e beleza que mais contribuíram para o crescimento da Soma ao longo dessa década.

“Muito além da homenagem, queremos ratificar nosso compromisso com os fornecedores, que investem continuamente em inovação e consolidam o Brasil como um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo. Para nós, 10 anos somando forças precisa ser mais que um simples slogan”, conclui Ribeiro.

SOMA DROGARIAS EM NÚMEROS

Fundação: 2013
Origem: Raul Soares (MG)
Faturamento: R$ 960 milhões
Número de PDVs: +800 em 23 estados e no DF
Número de clientes: 3 milhões/mês

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