Nosso boletim ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL desta semana traz um panorama de como utilizar de forma eficaz as estratégias omnichannel para oferecer uma experiência de compra mais fluida. Também elenca as dicas para fidelizar o consumidor por meio do live commerce. Além disso, trouxemos informações valiosas para a farmácia aumentar as vendas pelo programa Farmácia Popular. Esperamos seu cadastro para aproveitar dicas valiosas para sua farmácia. Abraços, boa leitura e bons negócios!
Confira os
detalhes
No varejo moderno, muito se fala sobre a omnicanalidade como uma estratégia mandatória. Mas esse é um conceito que realmente se aplica a todas as farmácias brasileiras? A pergunta vem sendo recorrente entre gestores do setor. Para esclarecer tais questionamentos, o Panorama Farmacêutico conversou com Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, para entender o que fazer e o que não fazer na hora de ampliar suas opções de canais para interagir com o cliente.
A omnicanalidade é amplamente discutida no varejo farmacêutico, mas sua aplicação deve ser estratégica e focada na experiência do cliente. Segundo Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, não basta oferecer múltiplos canais de venda; é essencial garantir uma jornada fluída e integrada. A omnicanalidade visa trazer conveniência ao consumidor, permitindo compras sem fricções. Cases de sucesso mostram que essa estratégia pode levar a experiência da loja para onde o cliente está, além de fornecer dados valiosos sobre hábitos de consumo. Com isso, farmácias podem criar campanhas personalizadas e aumentar a fidelização. No entanto, é preciso equilíbrio no contato com o cliente, evitando abordagens invasivas. A adoção de tecnologias como self-checkout e clique e retire deve ser intuitiva, especialmente considerando o público idoso do setor. Oferecer comodidade e inovação na jornada de compra pode ser um diferencial competitivo para as farmácias.
No último dia 13, o governo federal anunciou que todos os produtos contemplados pelo Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente. Além disso, o Ministério da Saúde também reabriu o credenciamento de farmácias em todos os municípios, o que pode significar uma oportunidade para o seu negócio. “O Farmácia Popular é o maior convênio da drogaria no Brasil e uma ferramenta preciosa para atração de novos clientes”, afirma o fundador da plataforma INFORPOP, Hebert Freire. O especialista compartilhou importantes orientações para os gestores durante palestra online do Sincofarma-SP na última terça-feira, dia 18.
O governo federal anunciou que todos os produtos do Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente e reabriu o credenciamento de farmácias, ampliando oportunidades para o setor. Segundo Hebert Freire, fundador da INFORPOP, o programa é um grande atrativo para clientes e deve ser bem aproveitado pelos gestores. Freire destaca cinco pontos essenciais: conhecer bem as regras, manter a documentação em dia, seguir as normas para evitar penalizações, capacitar a equipe e garantir um atendimento de qualidade. Além disso, ele sugere que farmácias aproveitem a visita dos clientes para diversificar as compras. Para credenciamento, a farmácia deve estar em um município sem lojas conveniadas e reunir documentos como CNPJ com CNAE específico, licença sanitária, autorização da Anvisa, regularidade fiscal e certificações do setor.
Estratégias de live commerce na farmácia podem transformar a interação com os clientes nas plataformas digitais. Tendência em alta, essa experiência está revolucionando o comércio eletrônico e arrebatando o consumidor brasileiro em especial. Um estudo realizado pela agência Marco, envolvendo 14 países, revela que os internautas do Brasil estão entre os mais impactados pela publicidade online no mundo. Por aqui, 73% dos shoppers já tomaram alguma decisão de compra por indicação de personalidades digitais. Durante essas lives, marcas e influenciadores criam uma conexão direta com o público, apresentando produtos, esclarecendo dúvidas em tempo real e oferecendo promoções exclusivas. Enquanto isso, a audiência tem a oportunidade de adquirir instantaneamente aquele produto ou serviço.
O live commerce tem transformado a interação das farmácias com os clientes no ambiente digital, impulsionando vendas e fortalecendo a conexão com o público. Um estudo da agência Marco mostra que 73% dos brasileiros já tomaram decisões de compra com base em influenciadores, destacando a força dessa estratégia. Essas transmissões ao vivo proporcionam transparência, humanizam marcas e permitem adaptação rápida às demandas dos consumidores. Segundo especialistas, criar um senso de urgência, apostar na personalização e valorizar microinfluenciadores são táticas eficazes. O social selling no Instagram e TikTok também se mostra promissor. Para obter sucesso, farmácias devem ouvir seu público, escolher influenciadores adequados, planejar o horário das lives estrategicamente, criar expectativa e garantir uma experiência impecável, desde a logística até o pós-venda.
Autoria: Varejo SA Shaíze Maldonado Roth, especialista em soft skills e liderança, destaca as competências comportamentais que diferenciam gestores de sucesso. Na sua visão, o domínio pleno de técnicas de administração é insuficiente no mundo corporativo atual. Cada vez mais habilidades como empatia, comunicação eficaz e inteligência emocional são essenciais para conduzir equipes e negócios em ambientes que passam por constantes reinvenções