Ler o rótulo de embalagens é um passo importante para seguir antes de comprar qualquer cosmético. É ali que você pode analisar as informações mais importantes sobre o produto, sua formulação completa e saber se ele conta com uma composição de ingredientes relevante para o que a sua rotina de beleza precisa.
Para fazer esse processo, é preciso conhecer os ativos presentes na fórmula, que podem ser sintéticos ou naturais. São eles os responsáveis pela reposição de água e nutrientes aos fios, deixando os cabelos hidratados, nutridos e restaurados de acordo com necessidades específicas.
+ Ativos da Amazônia: ingredientes que turbinam cosméticos de alta performance
‘Existe uma variedade de ativos retirados da natureza e levados para o laboratório que viram ferramentas potentes para promover brilho, emoliência, maciez e sedosidade aos fios, destaca Alex Domingos, diretor de pesquisa e desenvolvimento e um dos fundadores da JustForYou, marca de produtos capilares personalizados.
O especialista em cabelos separou cinco ativos de origem natural que são poderosos para tratar os fios. Veja:
Extrato de acerola: para cabelos oleosos
Rica em vitamina C, a acerola é um poderoso antioxidante. O extrato de acerola é extraído diretamente de seu fruto e possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes. É indicado, principalmente, para cabelos oleosos, já que promove a limpeza profunda dos fios, enquanto protege o couro cabeludo.
‘Esse ingrediente é bastante utilizado nos shampoos para auxiliar na diminuição da oleosidade e remineralização dos fios, enquanto nos condicionadores, é o responsável pela maciez e suavidade dos cabelos, pois hidrata sem pesar’, explica Alex.
Manteiga de manga: para fios secos e porosos
Com forte ação umectante, emoliente e nutritiva, a manteiga de manga impede a perda de água, deixando os fios ainda mais hidratados e macios. Além disso, o ativo compensa a perda lipídica da queratina, preenche as partes danificadas das fibras capilares e ajuda a regenerar o cabelo.
‘Seu uso é muito indicado para fios ressecados, pois trata o frizz, nutre e previne os efeitos que a porosidade pode causar a eles. Por isso, a manteiga de manga é muito utilizada em cabelos cacheados e crespos, ajudando a dar ainda mais brilho e definição’, diz.
Ginseng: para combater a queda
Além de prevenir e combater a queda capilar, o ginseng estimula o crescimento mais forte e saudável dos cabelos. Sua raiz possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a tonificar o couro cabeludo e devolver os nutrientes em falta para a raiz dos fios, o que os torna ainda mais fortes.
Já no comprimento e pontas, o ativo pode ajudar o cabelo a absorver melhor as vitaminas que os fios precisam, de acordo com suas necessidades. Seu composto antibactericida – a saponina – pode auxiliar no combate e prevenção da caspa também.
Proteína de trigo: para cabelos danificados
De acordo com o especialista em cabelos, o uso da proteína de trigo é uma inovação no mercado de produtos capilares que se destaca pela alta capacidade de tratar e recuperar os cabelos mais ressecados. ‘Rica em vitaminas A, E e B5, esse ativo é essencial para a nutrição e manutenção de um cabelo com mais brilho e vida graças a suas propriedades antioxidantes, estabilizantes, reguladoras de queratinização, condicionantes e nutritivas’, afirma Alex.
Karité: para encorpar e proteger os fios
O karité se destaca pela sua alta capacidade de hidratação, deixando os fios mais sedosos e saudáveis. Rico em vitamina A e E, esse ingrediente é capaz de restaurar lipídios e devolver emoliência aos cabelos. ‘Ele é um importante auxiliar de espessamento e redutor de irritabilidade, além de ser mais emoliente e suave do que a betaína obtida do coco’, finaliza Alex.
Fonte: Marie Claire Online