Quais os efeitos colaterais da azitromicina?


A azitromicina é um medicamento com efeito antibacteriano recomendado para o tratamento de infecções respiratórias e algumas doenças sexualmente transmissíveis. Por ser um antibiótico, este remédio só pode ser comprado em farmácias e drogarias com a apresentação de prescrição médica.
É possível encontrar a azitromicina como comprimido revestido, cápsula e suspensão oral na forma de pó para ser diluída antes do uso. O medicamento também pode ser injetável, mas, nesse caso, só pode ser aplicado em hospitais.
Efeitos colaterais da azitromicina
Como qualquer outro medicamento, a azitromicina também pode apresentar incidência de efeitos adversos, como:
- Enjoo
- Vômito
- Diarreia
- Dor de estômago
- Cólica
- Dor de cabeça
- Desconforto abdominal
- Tontura
- Baixa pressão arterial
- Sonolência
Quem não deve tomar o medicamento?
- Pessoas alérgicas ao seu princípio ativo, a algum componente de sua fórmula ou a qualquer outro antibiótico da mesma classe da azitromicina
- Pessoas com doenças hepáticas, renais e/ou cardíacas
- Pessoas com diabetes
- Durante a gravidez e amamentação
Como costuma ser o tratamento com azitromicina
O ideal é não tomar a azitromicina mais ou menos do que o orientado pelo médico, pois pode fazer com que o organismo crie resistência ao medicamento. Ou seja, o fármaco, se consumido de maneira errada, pode não fazer o efeito necessário se tiver de tomá-lo mais uma vez.
Sobre a administração do medicamento, o efeito costuma surgir a partir de duas horas após a sua ingestão. Se esqueceu de tomar no horário certo, não ingira duas doses de uma vez, e sim comece novamente o esquema de administração.
Se tomar anticoncepcional, converse com seu médico antes de fazer uso da azitromicina. Não há nenhum estudo que comprove que o antibiótico corta o efeito da pílula. No entanto, como o medicamento pode causar diarreia e vômito, pode ser que a pílula não seja totalmente absorvida durante o tratamento.