Lista de empresas mais confiáveis tem 39 players do setor
por Ana Claudia Nagao em 
 e atualizado em 
					
O 2º ranking anual das empresas mais confiáveis do mundo, elaborado pela revista Newsweek em parceria com a Statista, conta com 39 representantes do universo farmacêutico. E três companhias brasileiras figuram na lista, estando entre as seis redes de farmácias mencionadas. Foram elas a RD Saúde, as Farmácias Pague Menos e o Grupo Panvel.
A relação inclui também 26 indústrias farmacêuticas. Já no segmento de bens de consumo, o levantamento contempla seis grandes corporações e uma em distribuição de medicamentos.
A lista reconhece empresas de 23 setores oriundas de 20 países diferentes, que conquistaram a confiança de consumidores, investidores e funcionários, produzindo produtos de qualidade, pagando salários justos e nomeando líderes eficazes. O processo de classificação envolveu três etapas principais, a começar pela identificação de todas as companhias de capital aberto sediadas nos países-alvo com receitas anuais superiores a US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões).
Em seguida, foi conduzida uma pesquisa abrangente com mais de 70 mil participantes, que avaliaram as empresas com base na confiança de investidores, clientes e funcionários, resultando em 230 mil pareceres. E, posteriormente, a organização do estudo avaliou o sentimento dos consumidores a partir de 995 mil menções online.
Confira o ranking das empresas mais confiáveis do mundo no canal farma
Varejo
- RD Saúde – Brasil
 - Farmacias Benavides – México
 - Farmácias Pague Menos – Brasil
 - Grupo Panvel – Brasil
 - Dis-Chem Pharmacies – África do Sul
 - Tsuruha – Japão
 
Indústria farmacêutica
- Merck KGaA – Alemanha
 - Eisai – Japão
 - Glenmark – Índia
 - Yuhan Corporation – Coreia do Sul
 - Almirall – Espanha
 - Blueprint – Estados Unidos
 - Kalbe – Indonésia
 - Boiron – França
 - Daiichi-Sankyo – Japão
 - Takeda – Japão
 - CSL – Austrália
 - Genomma Lab Internacional – México
 - Tempo Scan – Indonésia
 - Kyowa Kirin – Japão
 - GSK – Reino Unido
 - Kobayashi Pharmaceutical – Japão
 - Shionogi – Japão
 - Bristol-Myers Squibb – Estados Unidos
 - Rohto Pharma – Japão
 - MSD – Estados Unidos
 - GC Biopharma – Coreia do Sul
 - Hanmi Pharm – Coreia do Sul
 - BioNTech – Alemanha
 - Cipla – Índia
 - Bausch Health – Canadá
 - Reddy’s – Índia
 
Distribuição
- Mckesson – Estados Unidos
 
Bens de consumo
- P&G – Estados Unidos
 - Colgate-Palmolive – Estados Unidos
 - L’Oréal – França
 - Unilever – Reino Unido
 - Kimberly-Clark – Estados Unidos
 - Beiersdorf – Alemanha
 
Fonte: Newsweek/ Statista
As corporações também foram analisadas em relação a escândalos ou litígios recentes que pudessem impactar negativamente suas imagens. A pontuação final foi calculada usando uma fórmula ponderada – 40% para confiança do cliente, 40% no caso do investidor e 20% para funcionário.
“A credibilidade é a pedra angular de qualquer negócio bem-sucedido. E nossa classificação destaca as organizações que conquistaram a confiança de seus clientes, investidores e do público em geral. Essas empresas estabeleceram um padrão para práticas comerciais éticas e mostraram que priorizar a transparência e a responsabilidade leva ao sucesso duradouro”, afirma Josh Smith, diretor de Crescimento e Parcerias Estratégicas da Newsweek.