Após aceleração, faturamento da Vhita pode chegar a R$ 50 milhões
Marca de suplementos contou com o apoio da Emerge Ventures para crescer sete vezes
por César Ferro em
e atualizado em


Fundada em 2015, ao completar sua primeira década de operação, o faturamento da Vhita se aproxima dos R$ 50 milhões. Tal marca só pôde ser atingida com o apoio da Emerge Ventures. As informações são do portal Exame.
Com foco na fabricação de suplementos para o público 40+, a companhia passou a ser acelerada pela venture capital em 2023. De lá para cá, o faturamento da empresa cresceu sete vezes e o negócio atingiu o breakeven no ano passado.
“Isso só foi possível porque atuamos direto na operação, revisando canais, estruturando times e otimizando recursos”, explica Leonardo Tonini, co-fundador e sócio operador da aceleradora.
Faturamento da Vhita é impulsionado por mercado aquecido e sócio famoso
Outros dois fatores também contribuíram para o crescimento da Vhita. O primeiro deles é o mercado aquecido para a categoria. Segundo dados da Euromonitor, o segmento global de vitaminas, minerais e suplementos (VMS) movimenta US$ 147 bilhões (R$ 839 bilhões).
O segundo fator foi a entrada de Gustavo Borges, ex-nadador olímpico, no quadro societário da fabricante. “Gustavo entende a suplementação como parte da saúde e performance. A parceria fortalece nossa missão de levar produtos acessíveis de qualidade para o consumidor”, comenta Tonini.
Emerge Ventures se destaca por formato próprio
A gestora brasileira de venture capital responsável por acelerar Vhita se destaca por um formato diferente de trabalho. A companhia entra na operação das empresas, buscando impulsionar os resultados e equilibrar as contas.
“Nosso foco não é só colocar capital. Estamos dentro do negócio para montar times, revisar estratégias, abrir canais de venda e colocar a operação para rodar”, explica o co-fundador.
O fundo compra o controle das empresas, visando constituir uma carteira mais enxuta, mas levar excelência operacional para as aceleradas. Além da fabricante de suplementos, o portfólio também conta com a PetVi e Scientific Skin Technology.
Para o ano, a aceleradora deseja manter o crescimento sustentável e planeja atrair mais sete empresas para seu guarda-chuva. “Nossa estratégia é clara, com poucas marcas, operação intensa, crescimento e rentabilidade. É assim que ajudamos essas empresas a atingir seu potencial máximo”, finaliza.