Robô humanoide da Amazon já está sendo testado
Projeto envolve realização de deslocamentos finais, entre as vans de entrega e a casa dos clientes
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


Um projeto de robô humanoide da Amazon está sendo avaliado e treinado pela varejista para a realização de entregas. Embora ainda não esteja pronta para ir as ruas, a novidade já enfrenta obstáculos como subir e descer escadas, além de carregar pacotes. As informações são da revista Exame.
A inovação, criada inicialmente para auxiliar os entregadores humanos, ainda está nas fases inicias de teste e não conta com um prazo estipulado para o início de suas operações.
Atualmente, o produto passa por testes diários em um ambiente controlado, conhecido como “parque humanoide”, onde enfrenta simulações de ocorrências reais.
O modelo Unitree G1, por exemplo, já é capaz de subir escadas e carregar pacotes, mas ainda pode receber um software de inteligência artificial que permitiria uma navegação autônoma em ambientes imprevisíveis. Interações com clientes e respostas a comandos de voz são outros recursos em desenvolvimento.
Robô humanoide da Amazon deve integrar frota de entregas futuramente
A Amazon trabalha hoje com 3 mil serviços parceiros de delivery pelo mundo, que empregam em média até 100 pessoas e operam de 20 a 30 vans cada. O plano da companhia é que os robôs sejam utilizados para tarefas de “última milha”, que envolvem a entrega do pacote da van até a porta do cliente.
Alguns desafios que a varejista terá que enfrentar para a implementação do sistema envolvem a irregularidade dos terrenos e a capacidade de lidar com imprevistos presente nos entregadores humanos.
Questões regulatórias também podem ser um contratempo em alguns lugares, tendo em vista que a implementação em larga escala de robôs de entrega pode exigir mudanças nas leis de trânsito e nas regulamentações de segurança.