Expansão da Cimed ganha reforço de R$ 90 milhões
Investimento será destinado à ampliação da estrutura produtiva,
com foco na demanda do segmento de higiene e beleza
por Márcia Arbache em


A expansão da Cimed ganha um reforço de R$ 90 milhões. Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico durante o Abrafarma Future Trends, em São Paulo (SP), o CEO João Adibe Marques confirmou o investimento na ampliação do complexo fabril de Pouso Alegre (MG) como uma das bases para respaldar a meta de dobrar o faturamento anual até 2030 – de R$ 5 bilhões para R$ 10 bilhões.
Com esse aporte, a farmacêutica elevará em mais de 30% a capacidade produtiva das duas plantas no município mineiro, no intuito de absorver o aumento da demanda nos segmentos de nutrição, higiene e beleza. ‘’Estamos crescendo fortemente nessas categorias por meio de marcas como João e Maria e a linha Oral Care Carmed’’, pontua.
No primeiro caso, uma das novidades do portfólio este ano foi o lançamento da linha baby care com itens de higiene pessoal e puericultura, como chupetas e mamadeiras. A aposta da Cimed é que a João e Maria responda por um décimo dos R$ 10 bilhões esperados. Já o catálogo da Carmed, que ganhou impulso com os protetores labiais, passará a contar também com creme dental e enxaguante bucal. As duas coleções já somam mais cem produtos.
A Unidade I, onde são produzidos líquidos, pomadas, cremes, antibióticos e vitaminas, hormônios e higiene e beleza, passará a ter 46,8 mil m² de área construída, acréscimo de 3,3 mil m², com investimento de R$ 17,5 milhões. Parte da expansão será destinada ao aumento da área de almoxarifado da própria unidade, para otimizar o armazenamento de insumos e materiais de embalagem. A conclusão está prevista para o próximo mês de dezembro.
Já a unidade II, destinada a medicamentos sólidos orais, especialmente genéricos, será ampliada em 26.588 m²,totalizando 62,2 mil m² de área construída. Com recursos de R$ 71 milhões, a ampliação inclui ainda o aumento do centro de distribuição anexo à unidade, o que reforçará a estrutura logística e a capacidade de escoamento dos produtos acabados. A finalização das obras está prevista para maio de 2026.
Os aportes são parte dos investimentos de R$ 2 bilhões anunciados há um ano, que contemplam ainda setores de P&D e equipamentos. A Cimed mantém um centro de pesquisa proprietário, o Instituto Claudia Marques que está estruturado em quatro laboratórios, entre os quais um físico-químico e um microbiológico em cada unidade fabril.
Expansão da Cimed pode envolver compra de farmacêutica
Adibe ratificou o interesse pela aquisição da Medley como parte da expansão da Cimed e deu algumas pistas ‘’Temos uma admiração gigante pelos valores que eles construíram em relação à marca e à credibilidade. Agregaria muito ao nosso portfólio. A partir do momento que sair o book, vamos analisar e entrar na briga’’, revelou.
Divisão de consumo mais próxima da consolidação
Mais concreta, a criação de uma divisão de consumo autônoma é vista como o próximo objetivo a ser atingido em curto prazo. ‘’Seria uma empresa focada em bens de consumo massivo, como hair care, solar care e baby care”, conta. Segundo declarações do empresário, a meta é tornar a fabricante a ‘’Procter & Gamble brasileira’’. O segmento de beleza e cuidados pessoais já movimenta R$ 173,4 bilhões no Brasil.
Os resultados são expressivos nesse segmento. Em maio, a Cimed comercializou 26 milhões de itens de consumo, liderando o ranking da categoria, superando o próprio recorde e batendo multinacionais como Nestlé e P&G. O sell-out foi superior a R$ 465 milhões.
Ganhos com inteligência artificial
Em sua participação no painel sobre inteligência artificial no Abrafarma Future Trends, Adibe destacou que a transformação digital começou dentro da empresa há mais de dois anos. O executivo explicou que o uso de ferramentas de IA transformou a Cimed na empresa brasileira mais digitalizada do mercado farmacêutico. ‘’É o grande desafio que temos que enfrentar’’, prevê.
Dentro da fábrica, a operação com sensores instalados na linha de produção, que são acionados automaticamente quando ocorre algum problema, permite fazer a manutenção preditiva dos equipamentos. “Esse é um exemplo de como a IA, de fato, é capaz de conferir velocidade aos processos produtivos”, avalia.
Economia gigantesca e também velocidade nas ações do departamento de marketing foi outro ponto sobre o qual Adibe exaltou as vantagens da IA. Segundo ele, um comercial com duração de 30 segundos feito no modelo tradicional, que custaria em torno de R$ 1,5 milhão e levaria 48 horas para contemplar ações de marketing 360°, tem uma performance muito mais eficiente com o uso de IA. “Esse mesmo comercial, hoje, é concebido por R$ 150 mil e chega em duas horas a todos os canais’’, afirma.
Adibe falou também da atenção à cultura e à governança da empresa quando se fala IA. Salientou que hoje, com 600 SKUs no portfólio e uma força de vendas com mais de 1.500 pessoas para atender mais de 90 mil pontos de venda, os colaboradores requerem informações precisas. ‘’Iniciamos uma jornada para operar com muitos dados, de sell-in e de sell-out. Com o cruzamento dessas informações, a equipe de vendas trabalha com 1.500 tabelas’’, conclui.