Mercado de antigripais registra alta de 31% no Brasil
Segmento apresenta avanço expressivo nas vendas em unidades e revela diferenças regionais no consumo
por Gabriel Noronha em


Um levantamento da Interplayers, com base em dados comerciais e de fidelização, apontou uma expansão significativa do mercado de antigripais no Brasil entre junho de 2024 e maio de 2025.
O segmento apresentou um aumento de 31% no volume de unidades vendidas, acompanhado de uma elevação moderada no faturamento, que cresceu 11%. Ambos os resultados são comparações com o mesmo período do ano anterior.
“O principal fator que contribui para esse cenário é o agravamento das mudanças climáticas. A intensificação do frio favorece a circulação de vírus respiratórios, além de levar as pessoas a permanecerem em ambientes fechados, o que facilita a disseminação desses vírus e, consequentemente, de doenças como a gripe”, explica Everton Paloni, gerente de inteligência de negócios e mercado da ECS, empresa parceira da Interplayers.
Desempenho do mercado de antigripais varia entre regiões e estações
Reforçando a análise do executivo, o relatório também revelou diferenças regionais no consumo. Juntos, São Paulo e Rio de Janeiro responderam por 39% das vendas, mas apresentaram comportamentos distintos.
Enquanto São Paulo registrou crescimento de 23% em unidades comercializadas e 17% em faturamento, o Rio de Janeiro apresentou alta ainda mais expressiva: 54% em volume e 19% em receita. Na contramão, a Bahia apresentou os piores resultados do levantamento, com queda de 21% nas vendas e recuo de 49% na receita.
Além disso, no acumulado do ano, que considera as vendas realizadas entre janeiro e maio de 2025, observou-se uma retração de 8% no mercado nacional, indicando um possível ajuste sazonal ou mudança nos padrões de consumo.