Melhore a comunicação interna com dois conceitos-chave
Assincronia e centralização são estratégias essenciais para tornar a conversação entre as equipes mais eficiente no varejo farmacêutico
por César Ferro em
e atualizado em


Com a digitalização do varejo farmacêutico, impulsionada pela pandemia, a comunicação interna nas farmácias precisa acompanhar as novas demandas operacionais. Nesse cenário, dois conceitos ganham destaque como aliados da eficiência: assincronia e centralização.
“Hoje, mais do que nunca, as empresas contam com colaboradores espalhados em diferentes locais e turnos. Isso levou à digitalização da comunicação que, embora traga facilidades, também apresenta novos desafios”, analisa Marina Freitas, coordenadora de marketing da Procfit.
O que é comunicação interna assíncrona?
Segundo Marina, a comunicação assíncrona é aquela que não exige que todos os envolvidos estejam disponíveis ao mesmo tempo. Ela permite que a mensagem seja acessada no momento mais conveniente para cada colaborador.“Pense em uma farmácia que funciona 24 horas por dia. Como transmitir uma informação importante para todos os turnos ao mesmo tempo?”, questiona. A resposta está em adotar práticas que não dependam da simultaneidade.
Para exemplificar ela compara com as redes sociais. “Quando uma pessoa faz uma transmissão ao vivo e o vídeo permanece disponível, essa é uma forma de comunicação assíncrona. Ela atinge o público em diferentes momentos, sem perder a efetividade da mensagem.”
Ou seja, um conteúdo disponibilizado dessa forma pode informar quem está no plantão atual e, posteriormente, os profissionais dos outros turnos.
Qual a importância de centralizar a comunicação?
Outro desafio comum nas farmácias é a comunicação descentralizada, muitas vezes espalhada entre e-mails, grupos de WhatsApp e anotações informais, o que gera confusão, retrabalho e falhas operacionais.
“Quando centralizamos as mensagens em um único canal, ganhamos em produtividade, clareza e segurança. A equipe de comunicação trabalha melhor, e os colaboradores recebem informações de forma mais assertiva”, ressalta Marina.
Como aplicar a comunicação assíncrona e centralizada?
A tecnologia tem papel fundamental para estruturar uma comunicação assíncrona e centralizada. Ferramentas específicas, como o sistema Cosmos Pro, já estão sendo utilizadas por grandes redes para solucionar esses gargalos.
Marina destaca dois exemplos práticos:
- Rede social interna: drogarias usam o Cosmos Pro para centralizar toda a comunicação com seus colaboradores em um ambiente seguro e organizado.
- Universidade corporativa: uma rede de farmácias adotou a plataforma para concentrar treinamentos, otimizando o processo de capacitação e reduzindo custos com deslocamentos.
Além da eficiência, a segurança das informações é outro benefício apontado pela especialista. “Quando se envia dados operacionais por e-mails genéricos, como loja@gmail.com, ou pelo WhatsApp, há um risco elevado de vazamento. Já uma plataforma de acesso restrito garante muito mais controle e proteção”, finaliza.