Datas duplas no e-commerce superam a Black Friday em vendas
Do 01/01 ao 12/12, o calendário das superpromoções online conquistou a preferência do consumidor
por Gabriel Noronha em


O fenômeno das datas duplas no e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores. A estratégia de promoções, realizadas em dias em que o número do dia e do mês coincidem, como 10 de outubro (10/10) e 11 de novembro (11/11), já movimenta um volume de vendas superior ao da própria Black Friday.
Criada na China pela plataforma Alibaba, a prática se espalhou entre concorrentes, movimentando todo o ecossistema do varejo digital. No Brasil, a tendência tem sido impulsionada principalmente pela Shopee, que comemora seu aniversário em 7 de julho (07/07) e promove ações especiais em todas as datas duplas do ano.
O modelo também influenciou grandes players do setor, como a Amazon, que instituiu o dia 15 de cada mês como “Amazon Day”, e o Mercado Livre, que lançou uma campanha estrelada por Neymar e Ronaldo Fenômeno, reduzindo o valor mínimo para frete grátis de R$ 79 para R$ 19.
Datas duplas no e-commerce criam “uma Black Friday todo mês”
A Magis5, hub de integração que conecta mais de 30 marketplaces no Brasil, registrou mais de 500 mil pedidos apenas em 7 de julho, superando os números da Black Friday de 2024. Nos momentos de pico, a operação chegou a 40 mil pedidos por hora, o que evidencia a importância de processos automatizados e gestão em tempo real.
“É uma verdadeira corrida entre os marketplaces para aquecer vendas, liderar o mercado, atrair e fidelizar clientes. Quem ganha é o consumidor”, afirma o especialista Cláudio Dias, CEO da Magis. “Vemos uma ‘Black Friday’ todo mês”, ressalta.
Segundo ele, essa mudança no calendário promocional é liderada por grandes empresas, mas impacta diretamente os pequenos vendedores que operam dentro dessas plataformas.
Mudanças impulsionam crescimento do setor
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor deve crescer 10% até o fim do ano, alcançando um faturamento de R$ 225 bilhões.
“Para efeito de comparação, no último 11/11, os marketplaces na China, impulsionados pela estratégia de data dupla da Alibaba, movimentaram US$ 203,6 bilhões (cerca de R$ 1,08 trilhão) em apenas um dia”, destaca Dias.