Falta de empatia em demissões abala credibilidade empresarial
Pesquisa revela que 40% dos profissionais brasileiros
perdem confiança na companhia após cortes
por Juliana de Caprio em


A forma como as empresas conduzem demissões pode impactar diretamente sua cultura organizacional e reputação. É o que confirma pesquisa conduzida pela INTOO, unidade de desenvolvimento de carreira e recolocação da Gi Group Holding, em parceria com a Workplace Intelligence.
O levantamento ouviu 2.200 profissionais em cinco países e mostra que 60% dos trabalhadores brasileiros afirmam não perceber empatia dos líderes durante desligamentos, índice idêntico à média global. Além disso, 40% dos colaboradores brasileiros perderam a confiança na empresa após cortes de pessoal, percentual superior a 33% da média mundial.
“Promover desligamentos sem o devido cuidado pode comprometer a relação de longo prazo com os talentos e afetar a estabilidade organizacional”, alerta Candice Gentil Fernandes, business manager da INTOO no Brasil.
RH ainda falha no suporte durante desligamentos
O levantamento indica que 42% dos brasileiros não recebem suporte adequado do RH durante o processo de desligamento, contra 38% da média global.
Candice destaca que, embora as empresas nacionais demonstrem mais sensibilidade ao tema, ainda há falhas na comunicação sobre benefícios e serviços disponíveis aos profissionais em transição. Entre os pontos positivos, o Brasil se destaca na oferta de programas de recolocação (outplacement). Quase metade das empresas (48%) inclui esse tipo de apoio nos pacotes de demissão, frente a 33% no cenário global.
“Ainda há espaço para ampliar a oferta, mas o dado mostra um avanço importante na maturidade do mercado brasileiro quanto ao cuidado com o capital humano”, reforça Candice.
Falta de empatia pode afetar a reputação corporativa
Globalmente, um em cada cinco profissionais admite que faria críticas públicas à empresa nas redes sociais em caso de demissão, proporção que sobe para um em cada quatro quando é considerada somente a geração Z. O resultado evidencia o risco reputacional da falta de empatia e transparência nas demissões.
“Mesmo quando as demissões são inevitáveis, a forma como são conduzidas faz toda a diferença”, conclui a executiva.
Percepção sobre demissão nas empresas – Brasil x mundo
Indicador | Brasil | Média Global |
Falta de empatia dos líderes | 60% | 60% |
Perda de confiança após demissões | 40% | 33% |
Falta de transparência nos cortes | 60% | 53% |
Desconfiança na condução ética das demissões | 60% | 54% |
Suporte inadequado do RH | 42% | 38% |
Empresas que oferecem outplacement | 48% | 33% |