Impulso implementa uso de IA em conteúdos publicitários da RD Saúde
Ferramenta está ganhando espaço nos processos da companhia
 por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em 
					
 por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em 
					 
Os conteúdos publicitários da RD Saúde agora contam com o uso de inteligências artificiais generativas em diversas etapas de sua produção. A Impulso, empresa de retail media do grupo, é a responsável por aplicar a tecnologia e otimizar os processos criativos.
A redução do tempo de produção é uma das principais vantagens destacadas pela empresa. Antes da implementação da IA, o prazo médio para entrega das peças de uma campanha era de três dias. Agora, caiu para apenas cinco minutos.
“Escala e velocidade são fatores decisivos no varejo. Com a IA generativa, conseguimos reduzir de maneira significativa o tempo de criação, sem comprometer a consistência da marca. Isso permite atender a uma demanda crescente da indústria de forma ainda mais eficiente,” afirma Fabiana Manfredi, CEO da Impulso.
Esse tempo extra permite que a empresa se dedique à realização de testes A/B, maximizando o retorno e o desempenho das campanhas. O novo processo, porém, não dispensa o trabalho humano.
Todas as peças geradas pela IA passam por uma revisão rigorosa, que inclui a verificação de consistência visual e de tom de voz. Os ajustes finais realizados pelos profissionais retroalimentam a ferramenta, aprimorando sua capacidade criativa e mantendo o padrão e a identidade de comunicação reconhecidos pelo consumidor.
Uso de IA em conteúdos publicitários da RD Saúde cresce de forma gradual
Para garantir uma transição fluida ao novo modelo de produção, a IA foi introduzida gradualmente. Na primeira fase, a empresa priorizou o uso da tecnologia nos materiais criativos de e-commerce, como as comunicações exibidas nos sites e aplicativos da Raia e Drogasil.
Na segunda fase, a adoção da solução foi ampliada para o desenvolvimento de peças e conteúdos textuais, abrangendo comunicações em e-mail marketing, notificações push e SMS. Na etapa final, prevista para o fim de 2025, a Impulso passará a aplicar a IA generativa também na criação de vídeos, como nas campanhas exibidas em telas digitais.
“Esses são os primeiros passos de uso da IA generativa para escalar nossas campanhas. Queremos, aos poucos, desenvolver e calibrar a plataforma para termos anúncios gerados com base na performance de campanhas anteriores, garantindo resultados cada vez mais relevantes para os nossos anunciantes”, afirma Lilian Gonçalves, head de operações da Impulso.
 
    									    								 
    									    								 
    									    								