Sindusfarma lança primeiro Censo da Indústria Farmacêutica no Brasil
Sindicato, que conta com auxílio do Datafolha, quer construir um retrato fiel do setor
por César Ferro em
O Sindusfarma deu início, pela primeira vez na história, ao Censo da Indústria Farmacêutica, realizado em parceria com o Instituto Datafolha. O objetivo é construir um retrato fiel, abrangente e estratégico das empresas do setor atuantes no Brasil.
O levantamento, que reunirá informações sobre estrutura, liderança, capacidade produtiva e potencial de inovação, começa ainda em novembro e se estende até março de 2026, abrangendo 230 empresas associadas à entidade. “Nossa meta é ousada: atingir pelo menos 80% de participação”, declara o presidente, Nelson Mussolini.
Segundo o Sindusfarma, os dados – que serão coletados e tratados sob rigoroso sigilo pelo instituto – serão fundamentais para orientar políticas públicas, fortalecer a representação institucional e embasar estratégias de inovação e sustentabilidade.Censo da Indústria Farmacêutica contará com indicadores inéditos
Com indicadores inéditos, o Censo será utilizado como base técnica e política para um diálogo mais maduro com o governo e a sociedade, reforçando a importância da indústria farmacêutica como pilar estratégico do desenvolvimento nacional. “Poderemos enxergar com clareza nossos pontos fortes, desafios e oportunidades – e transformar essa inteligência em ações concretas para o crescimento do setor”, comenta Mussolini.
Os interessados poderão preencher um formulário eletrônico ou responder à pesquisa por meio de ligações telefônicas realizadas pelo Datafolha. O questionário reúne 139 perguntas organizadas em seis blocos temáticos: liderança, recursos humanos, força de vendas, fábrica e produção, pesquisas clínicas e financeiro. A confidencialidade dos dados é absoluta. O instituto segue o código de ética da ESOMAR e as diretrizes da ABEP, assegurando anonimato e rigor metodológico.
Resultados nortearão programa de governo para o setor
Após a consolidação dos resultados, prevista para abril de 2026, o Sindusfarma e o Datafolha realizarão um grande evento em Brasília (DF), com a participação das principais entidades da indústria farmacêutica. Nesse encontro, será elaborado um documento-base com propostas para um efetivo Programa de Governo para o Setor Farmacêutico, a ser entregue aos candidatos à Presidência da República nas eleições do próximo ano.