Anvisa determina recall de furosemida da Hypofarma
Identificação de possível falha no material das embalagens motivou decisão
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
A Anvisa anunciou, na última sexta-feira, dia 7, o recall de furosemida da farmacêutica brasileira Hypofarma. A medida atinge cinco lotes do medicamento, cuja distribuição e comercialização foram suspensas.
O medicamento é indicado no tratamento de edemas pulmonares, cerebrais, cardíacos, renais ou provocados por queimaduras. Também pode ser associado a outros fármacos no controle da hipertensão e na indução de urina em casos de envenenamento.
Recall de furosemida partiu de preocupação da farmacêutica
A decisão foi tomada após a empresa informar voluntariamente à Anvisa a existência de indícios de fragilidade no vidro usado nos frascos de furosemida injetável de 10 mg/ml, identificados como 25060692, 25060693, 25060694, 25060695 e 25060696.
Anvisa combate comércio irregular de manipulados
Juntamente ao recall de furosemida, a agência também anunciou a proibição de todas as divulgações dos medicamentos manipulados da Exata Comercial, empresa que estava anunciando a venda de fármacos da categoria em seu site.
O item 5.14 do Anexo da RDC 67/2007, que institui as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, proíbe a prática pois cada medicamento magistral deve ser feito exclusivamente para o cliente, mediante prescrição médica.