Artigos farmacêuticos registram leve alta em outubro
Vendas nas farmácias cresceram 0,2% em mês marcado pela estagnação
por César Ferro em
por César Ferro em
As vendas do comércio brasileiro registraram crescimento de 0,4% em outubro, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). O segmento dos artigos farmacêuticos também seguiu o viés próximo da estagnação, registrando 0,2% de avanço.
“Apesar da leve alta nas vendas de outubro, o varejo segue operando em ritmo moderado. O consumo continua sustentado principalmente pelo mercado de trabalho aquecido, com desemprego historicamente baixo e massa de rendimentos elevada”, analisa Guilherme Freitas, economista e cientista de dados da Stone.
Artigos farmacêuticos vão na contramão no comparativo anual
No comparativo com outubro de 2024, as vendas do varejo registraram uma queda de 1,5%. Por sua vez, o segmento de artigos farmacêuticos foi um dos poucos que cresceu, com alta de 0,5%. Apenas livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%) também avançaram no extrato.
Seis estados apresentaram crescimento
No recorte regional, seis estados apresentaram crescimento nas vendas em outubro, na comparação anual. Os maiores avanços foram observados no Amapá (4,2%) e no Espírito Santo (2,7%), seguidos por Sergipe (0,3%), Ceará (0,2%), Goiás e Mato Grosso (0,1%). Entre os estados com retração nas vendas, os piores resultados foram registrados em Rondônia (8,6%), Rio Grande do Sul (4,7%) e Santa Catarina (3,6%). O estudo pode ser consultado clicando aqui.