Estoque assertivo começa pela compra correta
Para evitar a ruptura e o excesso de produtos no PDV, especialista destaca
que a gestão deve começar ainda no departamento de compras
por César Ferro em
por César Ferro em
Contar com um estoque assertivo garante não apenas que o consumidor encontrará o produto de que necessita na farmácia, como também preserva a confiança e a imagem do estabelecimento. Por isso, é importante evitar a ocorrência de rupturas.
No entanto, a falta de um item não é o único reflexo de uma gestão ineficiente do estoque. O excesso também é um problema custoso e comum nas operações do varejo farmacêutico.
José Menezes, especialista da Cosmos Pro, unidade de negócios da Procfit, aconselha os gestores a iniciarem os cuidados antes mesmo de o produto chegar à loja ou ao centro de distribuição (CD). “A tecnologia tornou-se crucial para diminuir o risco de falta de produtos e também das perdas por excesso. Por isso ela deve ser empregada desde o início do processo de compra”, alerta.
Estoque assertivo começa na compra correta
Na visão de Menezes, o primeiro passo rumo a um estoque assertivo é comprar de forma igualmente adequada. Para isso, o gestor precisa ter amplo conhecimento das particularidades da farmácia.
“O local onde a loja está instalada, qual seu porte e o público atendido, tudo isso impacta para definir o mix mais eficaz e a quantidade de cada item que deve ser adquirida. Superada essa primeira fase, o ideal é automatizar o processo de compras”, orienta.
Uma das soluções é a implementação do Minha Melhor Compra (MMC), ferramenta que integra o portfólio do Cosmos Pro. O sistema funciona como um hub inteligente de compras que garante que as necessidades apontadas pelo ERP sejam atendidas.
Ferramenta auxilia na reposição efetiva
Por meio do MMC, o comprador consegue consultar o pool de fornecedores em um único lugar, incluindo indicações da oferta mais vantajosa. Outra possibilidade é tornar esse processo semiautomático ou até mesmo 100% automatizado.
“O gestor pode configurar a plataforma para sugerir os melhores negócios e apenas aceitar ou negar a transação, ou deixar todo o processo de compras sob a responsabilidade da ferramenta”, afirma.
Com os diferentes níveis de automatização, Menezes indica que a solução é aplicável para pequenas, médias e grandes farmácias. A plataforma se adapta tanto a redes que já possuem processos estruturados quanto àquelas que estão evoluindo sua jornada digital, oferecendo flexibilidade para escalar o uso conforme o crescimento da operação.
Sistema conta com looping automático para manter a demanda viva
Não só o varejo que sofre com a ruptura. A própria distribuição enfrenta desafios para manter o abastecimento das farmácias. Por isso, o MMC conta com uma função desenvolvida para diminuir as chances de que um pedido não seja atendido.
“O sistema funciona como um looping. Ele identifica a melhor condição e aciona o fornecedor para fechar o negócio. Caso não seja possível concretizar a compra, o processo segue para o próximo fornecedor da lista até que a demanda possa ser atendida”, explica o especialista.
Pesquisa por molécula é novidade
Menezes também destaca que, nos últimos meses, a equipe de produtos do Grupo Procfit lançou uma atualização no MMC. Nesta nova feature, a ferramenta passou a oferecer a cotação por meio da molécula.
Segundo ele, essa funcionalidade permite ao comprador buscar diretamente pelo princípio ativo de um medicamento e visualizar opções de diferentes fornecedores. A possibilidade torna o processo de reposição mais ágil e efetivo, permitindo a compra de produtos equivalentes com base na molécula e reduzindo a ruptura.
“No varejo farmacêutico, ganha quem repõe melhor. O MMC traz essa vantagem competitiva para o gestor que deseja ter um estoque assertivo e rentável”, finaliza.