Makrofarma inova no tratamento de varizes e hemorroidas
Farmacêutica divulga resultados de dois estudos clínicos do Vastonic
por César Ferro em
por César Ferro em
Nos últimos anos, o aumento da incidência de varizes e hemorroidas vem preocupando especialistas devido ao seu impacto clínico, econômico e social. Nesse cenário, o mercado de medicamentos venotônicos no Brasil ultrapassa R$ 1,5 bilhão e a Makrofarma pretende entrar nesse segmento com um tratamento inovador.
A farmacêutica divulgou dois estudos clínicos independentes do Vastonic, fármaco que possui uma formulação única composta por Aesculus hippocastanum, Polygonum punctatum, Smilax papyracea e Rustosídeo. Ambos os ensaios foram realizados em parceria com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Os resultados revelam um perfil de eficácia e segurança comparável e, em alguns indicadores, superior ao das terapias tradicionalmente utilizadas, como a combinação de diosmina com hesperidina. “Reforçamos nosso compromisso com a inovação científica de base natural e consolidamos o Vastonic como uma alternativa terapêutica com potencial de redefinir o manejo das doenças venosas e hemorroidárias”, afirma Ivan Guedes, CEO da Makrofarma.
Estudo da Makrofarma envolveu rede de instituições nacionais e internacionais
Os estudos, registrados no clinicaltrials.gov (NCT06705777 e NCT06579482), seguiram normas éticas internacionais (Declaração de Helsinque) e foram aprovados pelos comitês de ética competentes (CEP e CONEP), conforme diretrizes da Anvisa.
A pesquisa envolveu uma rede de instituições renomadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Unifeso, Evolution Scientific e Hospital Israelita Albert Einstein, além de colaborações acadêmicas com a Universidade de Cornell, Universidade da Flórida, Universidade de Nova York e Escola de Medicina de Rutgers New Jersey.
O estudo focado em hemorroidas foi autopareado e contou com 120 pacientes com a doença de graus I a III, tratados durante 60 dias. Já o ensaio destinado aos efeitos nas varizes foi randomizado e promovido por meio do modelo duplo-cego, no qual os 120 participantes foram divididos em dois grupos paralelos. Um grupo foi tratado com Vastonic e outro com a combinação de diosmina e hesperidina, tendo acompanhamento durante 90 dias.

HDSS = Indica a gravidade da crise hemorroidária
SHS e CIVIQ-20 = Avaliam a qualidade de vida antes e depois do tratamento
“Os dados dos dois estudos convergem para um ponto central em que a combinação do Vastonic produz efeitos clínicos relevantes e sustentados, especialmente na redução da dor, na melhora dos sintomas venosos e na recuperação da qualidade de vida”, comenta o executivo.
Substâncias criam mecanismo de ação integrado
A sinergia das quatro substâncias presentes na formulação do medicamento cria um mecanismo de ação integrado que proporciona:
- Ação venotônica e anti-inflamatória (Aesculus hippocastanum)
- Ação vasoprotetora e antiedematosa (Rutosídeo)
- Ação hemostática (Polygonum punctatum)
- Atividade anti-inflamatória sistêmica (Smilax papyracea)
Na comparação com a combinação de diosmina e hesperidina, considerada padrão terapêutico para Insuficiência Venosa Crônica (IVC), o medicamento demonstrou resultados não inferiores para parâmetros sintomáticos. Também apresentou melhor adesão e menor incidência de eventos adversos.

“O resultado é uma resposta terapêutica combinada e superior aos componentes isolados. Também reforça o papel fisiológico das plantas medicinais envolvidas”, explica Guedes. Agora, a Makrofarma iniciou um movimento estratégico de expansão nacional, buscando também parceiros internacionais para licenciamento e distribuição. O foco inicial é a União Europeia, especialmente Portugal, mas a farmacêutica prevê também expansão para as Américas.