Catarinense projeta receita de R$ 1 bilhão até 2029
Farmacêutica mira crescimento de dois dígitos ao ano após passar
por rebranding, tendo a área de nutrição como carro-chefe
por César Ferro em
por César Ferro em
A Catarinense traçou a meta ambiciosa de alcançar R$ 1 bilhão em receita até 2029, impulsionada, sobretudo, pela atuação na área de nutrição. A empresa também caminha na esteira de um projeto de rebranding iniciado este ano, que resgata a importância do propósito criado em 1945, de ser “A fonte de saúde do Brasil”.
Em 2024 e já no primeiro semestre de 2025, a fabricante acumulou alta expressiva e, apesar da expectativa de impactos negativos causados pela sazonalidade no segundo semestre, a previsão é manter o ritmo.
“Caminhamos para um excelente fechamento de ano em 2025, com um crescimento robusto graças ao impulso dado pela Catarinense Nutrição. A estratégia e o desenvolvimento de novos produtos contribuíram fortemente para o resultado positivo da Catarinense no período”, explica Alessandro Nieto, diretor executivo da farmacêutica.Catarinense quer manter crescimento anual de dois dígitos
Para atingir o faturamento almejado até o fim da década, a Catarinense pretende sustentar taxas de crescimento anual de dois dígitos. O avanço deve ser impulsionado por uma operação cada vez mais robusta.
Com mais de 600 SKUs, entre marcas próprias, artigos de OTC e produtos nutricionais, a empresa está presente em 85 mil farmácias em todo o país. Líder no segmento de ômega, detém cerca de 40% do market share dessa categoria.
Ano tem ritmo acelerado de lançamentos na área de nutrição
No primeiro semestre, a farmacêutica lançou três produtos estratégicos para sua linha de nutrição – creatina, ômega-3 biocultivado e feno-grego, e expansão do portfólio deve continuar em marcha acelerada. Já no segundo semestre a Catarinense lança Whey Protein, Creatina Gummies e Coenzima Q10 Liquida.
“Para 2026, nosso foco em inovação será ainda maior, estamos conectados com as necessidades do consumidor”, antecipa Nieto. Esses produtos, assim como o tradicional Melagrião e Figatil, serão os principais focos das ações de trade marketing durante a temporada de verão. Ao todo, mais de 20 novos itens já foram apresentados ao canal farma neste ano.
A estratégia de lançamentos segue alinhada ao novo posicionamento da marca, que preconiza uma abordagem mais preventiva. “As pessoas estão mais atentas a longevidade e bem-estar. Nosso portfólio está em sintonia com esse movimento e a receptividade aos nossos últimos lançamentos mostra que estamos no caminho certo”, avalia o diretor.
Rebranding vai além da identidade visual
O processo de rebranding da Catarinense, oficializado durante as comemorações pelos 80 anos da empresa, marca o início dessa nova fase. A atualização da marca, conduzida pela agência Ana Couto, incluiu mudanças como um azul mais vibrante, tipografia modernizada, layout mais próximo do consumidor e a retirada do termo “Pharma”.
Para Nieto, no entanto, as mudanças vão além da estética. “Não é apenas uma troca de logo. As mudanças desse rebranding representam uma evolução da nossa marca, honrando nosso propósito e reafirmando nosso compromisso em ser a Fonte de saúde do Brasil”, finaliza.