RD Saúde aposta em ‘farmácia de luxo’ no segundo semestre
Em 2026, grupo testará novo modelo de loja focado em perfumaria
por César Ferro em
e atualizado em
por César Ferro em
e atualizado em
O segundo semestre de 2026 será marcado pelo teste de um modelo inovador na RD Saúde: uma ‘farmácia de luxo’. Com foco em perfumaria, o grupo trabalha no desenho desse novo projeto. As informações são do Valor Econômico.
Num primeiro momento, a varejista visa atingir a classe A do Sudeste com a estratégia. Algumas informações foram reveladas na tarde desta segunda-feira, dia 1º, em reunião da liderança da companhia com analistas de mercado.
Localização e metragem serão trunfo da ‘farmácia de luxo’ da RD Saúde
As ‘farmácias de luxo’ da RD Saúde serão estabelecidas em localizações privilegiadas de São Paulo e Rio de Janeiro com maior metragem, e os medicamentos serão ‘coadjuvantes’. Os ‘protagonistas’ do mix serão marcas como Skinceuticals e Neostrata, cujos produtos podem custar cerca de R$ 500 por pote com 15 g.
As unidades contarão com espaços para a realização de eventos e ações da indústria, como a apresentação de produtos. A varejista também contratará consultores para o atendimento e instalará equipamentos com testadores.
Varejista traz experiência internacional para o Brasil
Para estruturar o projeto, a RD Saúde visitou unidades similares no exterior, especialmente na Arábia Saudita. No país, a varejista visitou a Nahdi Pharmacy, rede árabe com mais de 1,2 mil lojas. “É um piloto, e podemos ter 100, 200 lojas ou ficar só com algumas. Tudo vai depender do que ainda estamos formulando”, comentou uma fonte próxima da operação ao Valor.
Farmácias querem adotar modelo de gigante sul-coreana
Após conhecer na prática o modelo de experimentação de cosméticos criado na Coreia do Sul, as farmácias associadas à Abrafarma – entidade da qual a RD Saúde faz parte – devem trazer o formato para o Brasil. A maior expositora do modelo é a Olive Young, gigante do varejo de beleza e cosméticos no país. Com mais de 1,4 mil lojas, a rede conseguiu driblar a prevalência do e-commerce por meio da experimentação e educação.
Nas unidades, é possível testar todos os produtos vendidos, além de acessar serviços como análise de pele e orientações sobre os itens e princípios ativos. “São lojas físicas absolutamente vivas e poderosas. É muito bonito de se ver”, analisa Sergio Mena Barreto, presidente da entidade.