Crescimento do varejo farmacêutico ultrapassa 10% no Brasil
Estudo da IQVIA aponta avanços acima da média em várias regiões
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
Uma pesquisa da IQVIA, encomendada pela Abafarma, revelou uma média de 10,2% nos índices de crescimento do varejo farmacêutico brasileiro. O levantamento considera os últimos 12 meses até setembro de 2025, contra o mesmo período do ano anterior.
O estudo ainda contabilizou o desempenho por regiões, evidenciando o bom momento dos estados do Norte, que superaram a média e registraram um crescimento de 14%.
No Nordeste a alta foi de 11,7%, acompanhado pelo Centro-Oeste que avançou 10,9%. Sudeste e Sul, com crescimentos de 9,1% e 9,8%, respectivamente, ficaram um pouco abaixo da média geral.
Crescimento do varejo farmacêutico exige investimento
Essa tendência de valorização do mercado demanda adaptações dos diferentes players do setor. “Existe um esforço constante das empresas associadas para garantir o abastecimento adequado de farmácias e drogarias em todo o país. É um grande desafio, em vista das dimensões continentais do país. Hoje, estamos em 100% das metrópoles e grandes cidades, além de 99% dos municípios pequenos”, afirma Oscar Yazbek Filho, presidente-executivo da Abafarma.
Segundo ele, o crescimento do varejo farmacêutico evidencia a importância dos distribuidores no fortalecimento do acesso à saúde no Brasil. “Mais da metade das vendas do setor passam pela distribuição, o que demonstra o nosso papel estratégico na capilaridade, na eficiência logística e na chegada dos medicamentos a todas as regiões do país”, finaliza.