Gestão familiar é trunfo da Cimed para crescer, diz Adibe Marques
Farmacêutica tem sete membros das famílias Marques e Felmanas em cargos estratégicos
por César Ferro em
e atualizado em
por César Ferro em
e atualizado em
Em entrevista ao Estadão, João Adibe Marques, CEO da Cimed, atribuiu o sucesso da farmacêutica à gestão familiar da operação. Para ele, o segredo está em “jogar o jogo juntos”.
“Tentamos levar as coisas boas do nosso negócio para dentro da nossa casa, porque o ambiente de trabalho, dependendo da tensão, contamina. Só que toda vez que estamos juntos tentamos ser complementares nos papéis. E isso gera uma potência. Nós não concorremos em família, nós somamos em família”, argumenta.
Além de o executivo dar continuidade ao negócio criado pelos pais, a terceira geração já começa a ocupar cargos de responsabilidade na estrutura. Ao todo, são sete outros membros em posições estratégicas:
- Adibe Marques (diretor comercial e conselheiro)
- Esther Marques (analista de marketing e ESG)
- Bruna Marques (analista de marketing)
- Juliana Felmanas (diretora de inovação e conselheira)
- Pedro Felmanas (gerente executivo de marketing)
- Eduardo Felmanas (gerente de marketing esportivo e varejo hospitalar)
- Karla Felmanas (vice-presidente)
Gestão familiar é trunfo para dobrar de tamanho em cinco anos
Apesar de manter nos planos a intenção de abrir capital, é por meio da gestão familiar que Marques deseja dobrar o tamanho da Cimed em cinco anos, chegando a uma receita de R$ 10 bilhões. Para respaldar a governança da farmacêutica, o fundo soberano de Cingapura adquiriu uma fatia minoritária do negócio no início do ano.
Sobre a bolsa de valores, o executivo afirma que o laboratório aguarda apenas “uma janela” de oportunidade. “A partir do momento que falamos que vamos (abrir capital), é porque já está definido. Zero estresse. Zero problema. Trabalhar em família em uma sociedade é muito mais difícil. E no que nós somos bons é nisso”, explica.
Questionado sobre a eventual necessidade de mudanças na estrutura, ele apontou que, antes de fazer, é preciso se preparar. “Antes de você querer fazer, você tem que se preparar para fazer. Então, é tudo um aprendizado. O investidor que vier aqui investir na Cimed é o dinheiro dele, é uma responsabilidade grande. Não é o meu dinheiro. Se não der certo, ele vai me cobrar”, finaliza.
CEO foi escolhido como um dos mais influentes na saúde
Marques foi um dos premiados na 12ª edição dos 100 Mais Influentes da Saúde do ecossistema Healthcare. A cerimônia reconhece as personalidades que constroem o presente e o futuro do setor no país.
Os vencedores foram definidos por votação pública e pela análise do conselho editorial do Grupo Mídia. Além do CEO, há outros nomes da indústria, da distribuição e de agências públicas.