Condor lamenta falecimento de Heinz Engel
Executivo tinha 94 anos e era neto mais velho do fundador da companhia
por César Ferro em
Por meio de nota, a Condor comunicou o falecimento de Heinz Engel, neto mais velho de Augusto Emílio Klimmek, fundador da companhia. O empresário, que tinha 94 anos, esteve envolvido na operação desde os 19.
Formado em engenharia mecânica na Alemanha, retornou ao Brasil em 1966 para assumir a diretoria. Liderou a empresa por três décadas, período em que impulsionou o desenvolvimento tecnológico, modernizou processos industriais e contribuiu para a expansão do portfólio, além da consolidação nacional e internacional da marca.
Engel também foi protagonista na implantação das práticas de governança corporativa da Condor, tornando-se o primeiro presidente do Conselho de Administração e, posteriormente, idealizador do Conselho de Acionistas.
O executivo faleceu no sábado, dia 6, em São Bento do Sul (SC).
Heinz Engel se destacou por atuação comunitária
A atuação comunitária de Engel foi marcante. Ele participou ativamente de entidades como ACISBS, Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, Sociedade de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul e Igreja Evangélica Luterana.
Incentivou o esporte amador e foi um dos principais responsáveis pela introdução e fortalecimento do punhobol na região. Em 2024, recebeu da FIESC a Ordem do Mérito Industrial, a mais alta honraria do setor empresarial catarinense.