Gestor de farmácia quer somar 16 lojas até 2028
Ricardo Santana, que trabalha no varejo farmacêutico desde os oito anos, exalta como a Farmarcas trouxe inteligência de mercado para a operação
por César Ferro em
O gestor de farmácia Ricardo Santana, hoje com 37 anos, comanda a operação do Grupo Ômega à frente de dez lojas espalhadas pelos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. E seu talento empreendedor chamou a atenção ainda na infância, já que está inserido na operação da empresa familiar desde os oito anos de idade.
No último episódio da seção Minha História em 2025, contamos a trajetória desse empresário que transformou uma pequena farmácia em um negócio milionário e projeta crescer mais de 50% nos próximos três anos.
Farmácia foi fundada em 1987
Quando questionado sobre quando o varejo farmacêutico entrou em sua vida, Santana brinca. “Ainda antes do meu nascimento”, responde. Em 1987, o casal Ciro Serafim de Santana e Minelvina Lopes Paixão Santana fundou uma pequena farmácia chamada Drogarias Tocantins na cidade de Augustinópolis, no interior do estado.
O gestor cresceria intrinsecamente ligado ao negócio da família, mas foi num momento de dificuldade financeira que esse vínculo se intensificou. “A loja passava por um péssimo momento. Sem dinheiro para contratar funcionários, fui convocado pelo meu pai a trabalhar na unidade para garantir nosso sustento”, relembra.
O que surgiu como uma medida desesperada acabou se tornando o início de uma carreira de sucesso. Ainda pré-adolescente, Ricardo Santana já assumia responsabilidades pela operação, a ponto de liderar um fechamento anual. “Era o começo dos anos 2000 e havíamos vendido apenas R$ 100 mil o ano todo”, conta, emocionado.
Pouco depois, aos 13 anos, ele se muda para Araguaína (TO), cidade a cerca de 250 quilômetros de distância, para concluir o ensino médio e ingressar na faculdade de farmácia. Nesse município, ele tem contato pela primeira vez com as grandes redes corporativas e decide que, ao voltar para casa, iria transformar a realidade da operação.

Gestor de farmácia assume comando em 2009
Em 2009, Santana voltou para Augustinópolis com a meta de expandir a farmácia da família. O primeiro passo foi abandonar o nome Drogaria Tocantins – que já estava registrado no INPI por outra pessoa – e adotar a marca Farmácias do Bico, em referência à microrregião onde a cidade está localizada.
“Além de repaginarmos nossa marca, também reestruturamos o mix, trabalhando no formato de drugstore, algo inovador para aquela comunidade”, afirma. O movimento deu certo e, já em 2010, o grupo inaugurou a Distribuidora Ômega.
A criação da empresa foi o primeiro passo de um robusto plano de crescimento que levou a rede a abrir uma loja por ano entre 2011 e 2014. A quinta unidade, sediada em Imperatriz (MA) e a primeira fora dos limites do Tocantins, aproximou o gestor de um de seus maiores futuros parceiros – a Farmarcas.
Expansão interestadual aproximou gestor da Farmarcas
Antes de aliada, a Farmarcas foi uma concorrente por meio da Ultra Popular, que chegava a Imperatriz três anos depois da inauguração das Farmácias Ômega, marca criada por Santana. “Considerei o modelo de negócio do agrupamento muito disruptivo. A drogaria conseguia trabalhar no formato popular e manter um mix amplo. Isso despertou meu interesse”, afirma.
Em 2019, o gestor reuniu-se com a equipe da Farmarcas. A proposta era converter suas seis lojas para a bandeira Bigfort, mas ele ainda não estava pronto para esse movimento. O empreendedor até buscou suporte em outras redes associativistas, mas não se satisfez com o que encontrou.
Seguindo em voo solo, o grupo continuou a fincar bandeira em novas praças, como Estreito (MA) e São Domingos do Araguaia (PA). Em paralelo, encerrou a operação de lojas em praças já ocupadas pela Farmarcas, já almejando uma parceria com o grupo associativista.
Empreendedor se aproxima de executivos em curso de gestão
Com o objetivo de aprimorar seus talentos, Santana viajou a Campinas (SP) para cursar gestão contemporânea. Foi ali que conheceu alguns executivos ligados à Farmarcas, como o diretor comercial Fabio Chacon. Essas novas amizades o encorajaram. Em 2024, o Grupo Ômega passou a integrar oficialmente o agrupamento, coligando as marcas Farmácias do Bico e Farmácias Ômega ao ecossistema e estabelecendo a meta de converter seis lojas para a Ultra Popular até 2026.

Faturamento médio cresce 35% em um ano
De acordo com o gestor, o faturamento médio mensal de suas lojas saltou de R$ 290 mil para R$ 450 mil em um ano. O tíquete médio também subiu, de R$ 48 para R$ 59, e a antiga distribuidora de medicamentos tornou-se um CD exclusivo para as lojas da rede. “Nosso menor market share é de 45%. Temos praças onde nossa representatividade se aproxima dos 60%”, comemora.
Com foco em cidades com até 60 mil habitantes, o grupo quer chegar a 2028 com 16 PDVs. “Quando lembro daquele faturamento anual de R$ 100 mil, vejo que hoje em dia estou vivendo o sonho. Com o apoio da Farmarcas, sei que muitos outros ainda se tornarão realidade”, finaliza.
