Relatório questiona valuation do Grupo Elfa
Segundo documento, distribuidora de medicamentos está marcada a 15 vezes o Ebitda
por César Ferro em e atualizado em
A empresa de investimentos SnowCap colocou em dúvida o valuation do Grupo Elfa e de outros ativos do fundo de investimentos Pátria. Por meio de um relatório, a empresa norte-americana explicou por que adotou uma posição vendida nos papéis da companhia brasileira. As informações são do Pipeline, do Valor Econômico.
Segundo o conteúdo, o Pátria estaria inflando a valoração de investimentos-chave em seus fundos de private equity e infraestrutura, além de postergar o reconhecimento de perdas relevantes. A distribuidora de medicamentos é um dos casos citados pela SnowCap.
A companhia estaria avaliada a cerca de 15 vezes o Ebitda, mesmo após ter passado por reestruturação de dívida e com seus bonds negociando perto de R$ 0,50 por real de valor de face. A empresa de investimentos também cita uma rede hospitalar ligada ao fundo que estaria avaliada a mais de 30 vezes o Ebitda, o que pode ser uma referência a Athena Saúde.
Fundo gestor do Grupo Elfa teria recorrido a empréstimos fora do balanço
O documento divulgado pela SnowCap também afirma que o Pátria teria recorrido a empréstimos fora do balanço e a garantias no nível dos fundos para sustentar empresas do grupo em dificuldade. As práticas aumentariam a exposição dos cotistas ao risco, sem transparência proporcional. Segundo ex-executivos ouvidos pelos analistas, o movimento seria uma forma de evitar chamadas de capital, o que poderia comprometer novas captações.
O que também levanta dúvidas sobre a sustentabilidade dos resultados é o fato de que praticamente todas as taxas de performance reconhecidas pelo fundo de investimento no último ano vieram da transferência de um projeto de dessalinização ainda incompleto entre dois fundos de infraestrutura da gestora.Ação caiu mais de 4,5% após divulgação do relatório
As ações do Pátria são negociadas na Nasdaq – uma das principais bolsas de valores do mundo. Após a divulgação do relatório, na segunda-feira, dia 26, os papéis caíram 4,55%. A queda acumulada desde a estreia é de 24%.
Em comunicado, o fundo de investimento afirmou ter conhecimento da publicação e levar “a sério todos os comentários dos investidores”. No mesmo texto, a companhia declarou que irá divulgar ao mercado os resultados do ano fiscal completo no próximo dia 10 de fevereiro.